Quilombo do Jequitinhonha conquista internet por satélite

A Comunidade Quilombola de Santa Cruz ganhou recentemente acesso à internet. O povoado no município de Ouro Verde de Minas, Vale do jequitinhonha, mais de 500 km a nordeste de Belo Horizonte, agora conta com uma antena de satélite, um computador, um distr

Segundo o presidente da Comunidade Quilombola, Mauro Alves de Souza, a chegada da internet vai resgatar culturalmente os quilombolas de Santa Cruz. “O acesso à internet permitirá que haja um resgate cultural e mais esperança na nossa comunidade. Dará chance para que nossos jovens mostrem os seus talentos”, frisou.



Souza explica que o acesso à internet faz parte do programa Gesac (Governo Eletrônico), do Ministério das Comunicações. Para se conseguir uma antena do Gesac é necessário que a comunidade tenha uma sala pública com no mínimo dois computadores.



Empolgados com a idéia de ter acesso à rede mundial, os moradores de Santa Cruz se reuniram e construíram com seu próprio esforço o espaço para abrigar as máquinas. Agora, o novo telecentro pretende trazer mais computadores, para cumprir com todas as regras do programa governamental.



Conseguiram os micros; falta transportar



A comunidade ganhou cerca de oito computadores, com o apoio de parceiros como a Contag, a Fetaemg (entidades sindicais de trabalhadores rurais)  e o MDA. No entanto, os quilombolas não têm condições de buscar os micros, que estão em outras cidades e até em outros estados. Santa Cruz ainda enfrenta dificuldades para adquirir o mobiliário do telecentro. É preciso comprar mesas e cadeiras para que população local possa utilizar os equipamentos.



Apesar das dificuldades, o quilombo comemora a conquista. O presidente diz que a comunidade correu atrás do benefício do governo, acreditando que mais projetos poderiam ser alcançados e, com isso, houvesse mais crescimento na região. “Nós conquistamos o acesso à internet com as nossas próprias mãos. Nós sabemos que hoje o mundo é tecnológico, é digital, e todos nós precisamos acompanhar isso”.



Fonte: http://www.contag.org.br/



Serviço
Quem puder ajudar a Comunidade Quilombola de Santa Cruz no transporte dos computadores ou na compra de mobília, pode entrar em contato através do telefone (19) 3809 7516, falar com Mauro de Souza.