Obra do Projeto São Francisco começará em fevereiro

As obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco ao Nordeste Setentrional vão começar no mês que vem, anunciou nesta segunda-feira o ministro da Integração Nacional, Pedro Brito. Ele se declarou confiante que até lá será emitida a licença ambiental

As obras serão feitas inicialmente pelo Batalhão de Engenheira do Exército, até que as licitações sejam concluídas, quando passarão para a iniciativa privada. O recurso ao Exército visa não atrasar ainda mais as obras, alvo de uma longa controvérsia devido a resistências concentradas nos países da Bacia do São Francisco, sobretudo Bahia e Sergipe.



Segundo o ministro, o início das obras terá a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que fará uma visita a Cabrobó, em Pernambuco, onde elas treão início. O Ministério da Integração Nacional já repassou, segundo Brito, R$ 100 milhões para o Ministério da Defesa.



O objetivo da obra é conectar a bacia do São Francisco a regiões com déficit hídrico do Nordeste Setentrional (Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e em parte Pernambuco). Segundo o projeto, a integração será possível com a retirada de 26 metros cúbicos de água por segundo. A água se destinará ao uso humano e animal nos municípios do agreste e dos sertões. De acordo com o governo federal, o custo total do projeto é de R$ 4 bilhões e meio.



Da redação, com agências