Sem categoria

5º Encontro fortalecerá Escola Nacional

A opinião é do secretário de Formação do PCdoB, Adalberto Monteiro. Os próximos passos da Escola Nacional, a partir do 5º Encontro, que acontece de 29/1 a 3/2, estarão focados, segundo Monteiro, em “vencer um menosprezo infelizmente aind

Faltando apenas seis dias para o início do 5º Encontro dos Professores da Escola Nacional do PCdoB, marcado para acontecer entre os dias 29 de janeiro e 3 de fevereiro, o Partido Vivo disponibiliza os textos e o programa que compõem o curso. Nos últimos quatro anos, foi constituída uma turma formada por 70 professores. Ao longo desse período em que o curso foi realizado, dois pontos foram fundamentais para o fortalecimento e consolidação da Escola Nacional: a formação de um núcleo de professores capacitados e  a elaboração de um currículo unificado, cujo  conteúdo seguisse a diretriz conhecida como Mais marxismo e mais Brasil.


O objetivo é criar recursos humanos e massa crítica que sirvam como agentes educadores em seus estados, auxiliando o partido a instruir sua militância para a luta pelo socialismo com olhos na realidade brasileira. “Sabemos que os próximos passos serão ainda mais difíceis. Trata-se de vencer um menosprezo infelizmente ainda forte em muitas áreas do partido quanto às atividades de formação e iniciar, o mais amplamente possível, a aplicação dos cursos já organizados. Somente através da prática é possível ajustarmos e corrigirmos possíveis falhas do nosso projeto inicial”, disse Adalberto Monteiro, secretário nacional de Formação do PCdoB em texto de apresentação sobre o encontro.




Aulas



A primeira parte do encontro deste ano será composta por aulas e conferências que atualizarão o conteúdo do curso “Singularidades do capitalismo contemporâneo e a luta pela superação do neoliberalismo no Brasil”, ministrado no ano passado e que teve por base as resoluções do 11º Congresso. A iniciativa faz parte do esforço para que as resoluções partidárias sejam estudadas e colocadas em prática pela militância.





A atualização proposta terá por referência os debates e resoluções da última reunião do Comitê Central, de novembro do ano passado, que resultaram no documento intitulado “Reforçar os compromissos mudancistas e desenvolvimentistas”.




Entre os professores desta primeira parte estarão Renato Rabelo, que tratará da tática comunista neste novo período que se abre com o início do segundo governo Lula – tendo como centro a luta pelas mudanças e desenvolvimento. Walter Sorrentino desenvolverá as sistematizações sobre o tema “Partido para época de acumulação de forças”. Por fim, Luis Fernandes tratará do projeto de integração da América do Sul como parte do projeto nacional de desenvolvimento.




Neste bloco haverá, também, uma conferência com Ana Rocha que tratará do tema “O marxismo e concepções sobre a questão da mulher”. O objetivo é dar aos professores subsídios teóricos para os debates preparatórios da conferência do PCdoB sobre a questão da mulher, que ocorrerá em março. Para ver os textos que ajudarão no debate das aulas, clique aqui.




Núcleos



Na segunda parte,  haverá cursos e sessões de estudo específicos por cada núcleo de Ensino e Pesquisa da Escola. Participarão desta fase José Reinaldo Carvalho, João Quartim de Moraes, José Carlos Ruy, Augusto Buonicore, Olívia Rangel, Bernardo Joffilly, Madalena Guasco, Nereide Saviani, Sérgio Barroso, Milton Barbosa, Eugênio Rezende e Elias Jabbour. Como já é tradição, também participarão intelectuais que não pertencem às fileiras do Partido. Até o momento, está confirmada a participação do professor Lincoln Secco. Haverá ainda espaço destinado para avaliação e planejamento do trabalho dos núcleos e discussão do conteúdo do currículo.




A terceira parte será dedicada ao Seminário do Currículo, um espaço no qual os participantes farão um balanço da aplicação do nível I da Escola e aprovarão o currículo e estrutura do nível II. Por fim, realizaremos o balanço e as perspectivas do trabalho de Formação e Propaganda, com ênfase no projeto da Escola e, ainda, de curso especial de formação de quadros. ”Uma das grandes tarefas que se abre neste próximo período, além da aplicação do nível I e II da Escola, será realizarmos um amplo processo de formação de quadros partidários”, relatou Monteiro. Para ele, a Escola Nacional, ao lado da Secretaria Nacional de Organização, deve se envolver intensamente neste trabalho e transformar 2007 no ano da formação de quadros e de implantação da Escola Nacional. “As condições básicas já foram criadas. Agora é pôr a mão na massa”, concluiu Monteiro.




Programação detalhada



I. Parte Geral


Curso
Atualização do curso de fev/06: “Singularidades do capitalismo contemporâneo e a luta pela superação do neoliberalismo no Brasil”
1. A luta pela superação do neoliberalismo no Brasil (desenvolvimento / atualização da tática e sua relação com a estratégia).
Exposição: Renato Rabelo
2. Papel da integração regional no  desenvolvimento nacional.
Exposição: Luís Fernandes
3. O Partido para a época de acumulação de forças.
            Exposição: Walter Sorrentino


Palestras / Mesas
– Marxismo e Concepções sobre a Questão da Mulher
Exposição: Ana Rocha
– Estado, Partido e Hegemonia
Exposição: Lincoln Secco / Augusto Buonicore




II. Cursos / Sessões De Estudo Dos Núcleos


1. Núcleo Filosofia
1.1. Engels e a Dialética da Natureza: desenvolvimento do universo e origem do homem (visão atual).
Exposição: Milton Barbosa. 
1.2. Lênin e os Cadernos Filosóficos – noção de dialética e dialética materialista.
 Exposição: Madalena Guasco Peixoto.
 
2. Núcleo Estado / Classes
2.1. Marx, Estado e democracia. 
    Exposição: João Quartim de Moraes.
2.2. Interpretações marxistas sobre o Brasil.
    Exposição: José Carlos Ruy.


3. Núcleo Economia Política e Desenvolvimento
3.1. Fases do Capitalismo – singularidades da fase atual.
Mesa: Frederico Mazzuchelli (Unicamp). Coord.: Sérgio Barroso
3.2. Possibilidades de Desenvolvimento para o Brasil – desafios do 2º mandato de Lula.
Exposição: Sérgio Barroso e outros.


4. Núcleo Partido e Socialismo
4.1. História das Idéias na América Latina.
             Exposição: Eugênio Resende.
4.2. Experiência socialista chinesa: o pensamento de Deng Xiaoping
Exposição: Elias Jabbour
4.3. Valores Comunistas
Exposição: Olívia Rangel/ Bernardo Joffiliy
4.4. Internacionalismo proletário.
Exposição: José Reinaldo de Carvalho.




III. Seminário sobre o Currículo
– apresentação das experiências de trabalho com o 2º curso do Nível I.
– discussão da proposta de curso do Nível II.
Coordenação: Nereide Saviani


IV. Balanço e Perspectivas do Trabalho de Formação e Propaganda


      Coordenação: Adalberto Monteiro


Para saber mais sobre hospedagem e outros detalhes, clique aqui. Visite a página com os documentos que irão subsidiar, clicando aqui ou visitando a página do Partido Vivo (www.pcdob.org.br)