Fórum Social: Cebrapaz debate luta contra imperialismo

Por Vinicius Puhl, de Nairóbi (Quênia)


O 7º Fórum Social Mundial (FSM) – que acontece em Nairóbi (Quênia) – contou na segunda-feira (22) com o debate ''A luta pela paz e contra a guerra imperialista''. Realizado no Uhru Park, local central das

A mesa do debate, coordenada por Rubens Diniz, do Comitê Internacional do FSM e do Cebrapaz, contou com a presença de Jose Reinaldo de Carvalho (representando o Cebrapaz), Iraklis Tsavdaidis (Conselho Mundial da Paz), Von Trad Loi (Fundação Vietnamita para a Paz e o Desenvolvimento), Miriam Morales (Comitê Central do Partido Comunista de Cuba), Hannelore (Movimento pela Paz da Alemanha) e Alfred Madel (Conselho pela Paz dos Estados Unidos).


 


Durante as mais de três horas, os participantes tomaram contato com o pensamento avançado dos representantes das mais importantes organizações em luta pela paz no mundo. O vietnamita Von Trad Loi enalteceu o papel do Cebrapaz, cumprimentando pela iniciativa de participar das celebrações do aniversario da revolução no Vietnã. Também destacou o papel da entidade brasileira na promoção da paz. ''O Cebrapaz é uma inspiração na luta por justiça'', declarou Loi.


 


Alfred Madel afirmou que há nos americanos um otimismo que vem dos povos da América Latina. Mas, segundo Madel, há fatos importantes a observar, como a decisão da Casa Branca de instalar uma base no Equador. ''A resposta do governo equatoriano foi um pedido para instalar uma base militar equatoriana em Miami'', lembrou o dirigente, citando uma demonstração de resistência à tentativa de dominação. ''O povo dos Estados Unidos vai marchar com vocês contra o imperialismo'', concluiu Madel.


 


Já a dirigente do Comitê Central do PC de Cuba, Mirian Morales, defendeu o socialismo como alternativa à guerra e pediu para que todos confiem na população de seu país. ''Sigam confiantes no povo cubano. Os Estados Unidos espalham boatos, mas o povo não deixara de lutar'', afirmou.


 


Ajuda à África


Contando com seis organizações internacionais, o evento foi importante na luta contra a guerra e pela paz, segundo José Reinaldo. O dirigente do Cebrapaz avalia que o fórum continua como espaço plural e reflete diversas concepções. Em sua opinião, o evento no Quênia pode, inclusive, influenciar nos conflitos que ocorrem na África Oriental e que envolvem a intervenção americana. ''O FSM deve seguir organizando ações como a conferência mundial contra as bases militares dos Estados Unidos'', disse José Reinaldo.


 


Entre dirigentes, militantes dos movimentos sociais e autoridades que participaram do debate, estavam políticos do PCdoB, como a prefeita de Olinda, Luciana Santos, a deputada federal Vanessa Grazziotin (AM), o deputado estadual Eron Bezerra (AM) e os vereadores de Salvador (BA) Olívia Santana e Everaldo Augusto.


 


As atividades do Cebrapaz seguem no Fórum Social Mundial com inúmeras reuniões bilaterais e participação em atividades promovidas por outras organizações que lutam pela paz no mundo.