Análise: E se a Globo News exibisse sempre o ''Big Brother''?

Por Sérgio Ripardo (Folha Online)


Tomara que tenha sido mesmo apenas uma falha técnica do ''sistema'' o real motivo de o canal de notícias Globo News ter exibido hoje (27/01) trechos do Big Brother Brasil. Imagina se o telespe

Boninho tenta usar toda sua experiência para corresponder às expectativas. Teve total carta branca para montar o elenco de sarados e saradas. Não se abriu nenhuma possibilidade ao acaso, como a inclusão de participantes ''do povo'' (na visão da Globo, são os pobres, feios e gordinhos, perfis que foram excluídos da seleção). O BBB7 virou um teatro de marionetes. Não há espontaneidade. Nada é natural. Não existe ''show de realidade''. É tudo uma ficção. Inclusive o que ocorre fora da casa.


 


Ok, não vamos esperar muito da televisão neste período de férias, com o verão fervilhando e um calor que sufoca até pensamento. Também não vamos fazer uma tempestade em copo d'água no episódio da Globo News. Afinal, o canal ainda é um reduto da inteligência, tem credibilidade e consegue dar um verniz de bom gosto ao que transmite. O que precisa ser questionado é até onde iria a Globo no intuito de salvar o BBB7, sua ''galinha dos ovos de ouro'', uma fonte de faturamento no período de recesso do mercado publicitário. Afinal, o consumidor ainda está pagando o peru de Natal e os presentes das crianças – além do IPVA, do seguro e impostos.


 


O fato é que a emissora demorou demais para explicar aos jornalistas o motivo da exibição de trechos do BBB7. Também não deu no ar satisfação ao telespectador sobre o que significava aquela conversa de seres humanos na piscina, procurando o azeite e o o vinagre. A Globo News se apresenta como um canal de notícias 24h. É um canal pago acompanhado por um público qualificado, de alta renda, como profissionais de bancos e corretoras. Ninguém merece perder tempo com um conteúdo vazio e imbecilizante do BBB7, na hora do trabalho, sem falar no constrangimento de melar o noticiário econômico com cenas daquele calibre.


 


Se a Globo News seguisse os passos do Multishow, outro canal pago das Organizações Globo, haveria o elevado risco de gafes jornalísticas dignas do folclore. Lembre-se que o BBB7 é cheio de cenas de nudez e banhos coletivos. Nada seria mais constrangedor do que, entre um flash ao vivo de um repórter na cratera do Metrô de São Paulo, a cena seguinte fosse direto da casa do Big Brother, onde participantes apareceriam só de roupa íntima, gritando palavrões ou difundindo preconceitos. Erro acidental ou intencional, triste também é ver que o ''sistema'', bode expiatório de tantos defeitos e omissões, ainda falhe, inclusive na Globo. Não culpem os controladores de vôo.