Filme sobre Brasil “violento e corrupto” vence festival

Um documentário americano sobre corrupção e seqüestro no Brasil ganhou, neste sábado (26/01), o prêmio do júri de melhor documentário no Festival de Cinema Sundance, em Utah, nos Estados Unidos. Manda Bala, dirigido pelo cineasta Jason Kohn, retr

O filme acompanha “um político que usa uma fazenda de rãs para roubar bilhões de dólares, um milionário que investe uma pequena fortuna para blindar seus carros e um cirurgião plástico que reconstrói as orelhas de vítimas de seqüestro mutiladas”, diz o comunicado do Sundance que traz a lista de vencedores.


 


De acordo com o jornal americano Los Angeles Times, o documentário Manda Bala se foca em “como os ricos ficam mais ricos e os pobres tentam se safar fazendo seqüestros e outros crimes”. O filme rendeu o prêmio de melhor fotografia para a cineasta paranaense Heloísa Passos.


 


Outro filme americano sobre um país latino, Padre Nuestro, do diretor Christopher Zalla, também se projetou no Sundance. A obra, que ganhou o prêmio de melhor filme, fala sobre dois imigrantes mexicanos que entram ilegalmente nos Estados Unidos por razões distintas e acabam cruzando seus destinos.


 


O diretor do festival, Geoffrey Gilmore, disse que 2007 é um ano “histórico” para o festival por causa da qualidade e da variedade de temas dos filmes independentes exibidos no principal evento norte-americano de cinema feito fora dos principais estúdios de Hollywood.


 


“Por muitos motivos, este trabalho é excepcional em termos da quantidade que entrará no mercado e pela variedade de assuntos e maturidade dos filmes”, disse Gilmore. O diretor de Padre Nuestro, Christopher Zalla, disse que o filme trata da imigração ilegal aos Estados Unidos, mas também tenta mostrar Nova York como cidade de imigrantes.


 


“Quando fizemos o filme, falamos com muita gente cruzando (a fronteira), e eram somente famílias – famílias vindo se alimentar e se reunir com seus parentes”.


 


O filme Grace is Gone, estrelado pelo ator John Cusack, venceu o prêmio do público de melhor filme. Cusack interpreta um pai que tem que lidar com a morte de sua esposa durante a guerra no Iraque.


 


Realizado todos os anos no mês de janeiro, o Festival de Sundance é tradicionalmente uma vitrine para o cinema independente americano, organizado pela Fundação Sundance, criada pelo ator Robert Redford em 1981.