Culturata: UNE encerra Bienal com passeata pelas ruas do Rio

Marcha cultural da União Nacional dos Estudantes (UNE) deve reunir 5 mil estudantes no Rio de Janeiro. Participantes da 5ª Bienal da UNE sairão às ruas nesta quinta promovendo uma manifestação em defesa da cultura. Veja detalhes.

Uma passeata diferente tomará as ruas do Rio de Janeiro (RJ) nesta quinta-feira (1º/02). A Culturata reunirá 5 mil jovens de todos os estados participantes da 5ª Bienal de Arte, Ciência e Cultura da UNE, que acontece na capital fluminense desde sábado.


 


A concentração começa às 14 horas, na praça dos Arcos da Lapa. De lá, os manifestantes sairão em passeata pelas ruas, em trajeto a ser divulgado. Haverá caminhão de som, faixas e bandeiras coloridas.


 


A principal reivindicação dos estudantes é o aumento dos recursos investidos na Cultura para 2% do orçamento da União. Atualmente, esse índice é de 0,5%, muito abaixo do recomendado pela Unesco.


 


Os estudantes defendem também a aplicação da Lei 10.639/03, que inclui a disciplina História e Cultura Afrobrasileira nos currículos escolares.


 


Embalada por grupos teatrais, bonecos de perna de pau e apresentações de música que vão acompanhando a multidão pelas ruas, a Culturata é um dos pontos altos das Bienais da UNE. Por sua irreverência, unindo reivindicações políticas às manifestações artísticas, a passeata é uma experiência única de mobilização e, por isso, chama tanta atenção.