Projeto Rondon mostra, em blogs, a vida no interior do país

Os jovens que participam do Projeto Rondon, programa do governo federal que leva universitários a comunidades do interior do país para desenvolver atividades voluntárias, contam este ano com a internet para dividir suas experiências com quem queira conhec

As instituições de ensino superior participantes do programa criaram blogs (páginas de internet em formato de diário, cujo nome se origina da contratação das palavras em inglês web e log). Neles, o internauta fica sabendo, por exemplo, como é a casa do líder seringueiro Chico Mendes, no Acre. Também descobre como foram as discussões dos univesitários com comunidades quilombolas sobre projetos de saneamento básico.



Há muitas histórias: das oficinas de vídeos com crianças de Ituberá (BA), dos debates sobre sexualidade e drogas com jovens da cidade de Cachoeira (BA).



No blog criado pela Universidade Fumec , por exemplo, o internauta pode conhecer a casa de Chico Mendes por uma foto tirada pela equipe de rondonistas – como são conhecidos os estudantes que participam do programa – em uma visita a Xapuri, no Acre. 



Já no blog das equipes que atuam na cidade de Cachoeira (BA) é possível conhecer um pouco do carnaval de rua da comunidade de São Francisco do Paraguaçu, além da experiência dos rondonistas em um terreiro de Candomblé. O site também conta como foi o debate dos universitários com jovens de Cachoeira sobre drogas e sexualidade.



“Ninguém compareceu no primeiro encontro, mas depois da mobilização do grupo que entregou panfletos, divulgou mais na rádio e ainda agilizou um carro de som, a segunda noite foi cheia de surpresas e muita descontração”, escreve um dos estudantes no blog.



Ituberá e Curionóoplis
Já os rondonistas que estão na cidade de Ituberá mostram no blog fotos das oficinas de vídeo com a população da Bahia e contam como foi a oficina de desenhos com as crianças da comunidade.



A Universidade de Brasília também criou um blog para contar a experiência de seus universitários no Projeto Rondon 2007. Na página, o internauta pode saber como foi a experiência da estudante Tainá Rangel Pinagé, de 22 anos, que deu aula de dança às crianças de Curionópolis (PA).