Com legado do Pan, Brasil quer sediar Mundial Militar em 2011

Aproveitando as instalações deixadas pelos Jogos Pan-americanos Rio 2007, o Brasil vai pleitear a sede do V Jogos Mundiais Militares de 2011. O início do processo acontece nesta segunda-feira (5), quando o presidente da Comissão de Avaliação do Conselh

Participam da visita, que vai até a terça-feira (6), o secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, André Arantes; o secretário da Organização Institucional do Ministério da Defesa, Antônio Carlos Rosière; o secretário especial do Rio 2007, Ruy Cézar; o secretário estadual de Turismo, Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.


 


Nesta segunda-feira os membros da Comissão participarão de reunião com o Comitê de Honra e o Comitê Organizador à Candidatura Brasileira, quando será apresentado o dossiê de candidatura do Brasil. À tarde, os membros da comissão visitarão a Vila Pan-americana, o Complexo Esportivo do Autódromo de Jacarepaguá e o Riocentro. Na terça-feira, a Comissão fará visita ao Complexo Esportivo de Deodoro e ao Estádio João Havelange.


 


A candidatura do Brasil aos V Jogos Mundiais Militares de 2011, assim como a realização do Campeonato Mundial de Judô em outubro deste ano, é fruto da realização dos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007 e parte da estratégia de captação de grandes eventos internacionais para o país.


 


Os Jogos Mundiais Militares são realizados a cada quatro anos e contam com a participação de cerca de 80 países e mais de cinco mil atletas. A quarta edição do evento, este ano, será realizada na Índia. Para a V edição, além do Rio de Janeiro, a cidade de Istambul, na Turquia, é candidata. O nome da sede será anunciado em maio deste ano.


 


Fonte: Ministério do Esporte