Uruguai desiste de instalar fábrica de celulose na fronteira

O Uruguai comprometeu-se a não instalar mais fábricas de celulose sobre o rio Uruguai, na fronteira com a Argentina. A informação está da edição desta terça-feira (6/2) do jornal El País. A desistência visa acabar com um conflito ambiental que já

O problema começou quando o Uruguai autorizou a empresa finlandesa Botnia a erguer uma fábrica de pasta de celulose sobre o rio. A Argentina foi contra a instalação, temendo que as águas ficassem poluídas.



Segundo o jornal, o governo argentino pediu ao Uruguai que se comprometesse a não instalar novos projetos de fábricas de papel sobre o rio, para que o diálogo entre as duas partes fosse retomado.



“Nisso estamos de acordo, não serão instaladas mais fábricas. O Uruguai não tem projeto de nenhuma outra fábrica”, disse o presidente uruguaio, Tabaré Vázquez, numa reunião com ministros, de acordo com o jornal.



A proposta seria resultado das negociações das autoridades dos dois países com um enviado do rei da Espanha, Juan Carlos, que tenta mediar o conflito.



Ainda há um ponto problemático na disputa: o bloqueio de pontes entre os dois países por ativistas argentinos, que está causando grandes prejuízos à economia uruguaia. Com a iniciativa anunciada hoje, a expectativa é que as pontes sejam liberadas em poucos dias.