Larijani está convencido que EUA seqüestraram diplomata iraniano

O secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional iraniano, Ali Larijani, afirmou nesta quarta-feira (7/2) que os americanos estão envolvidos no seqüestro de um diplomata de seu país em Bagdá, ocorrido na última terça-feira, segundo informou a agênci

Larijani fez a declaração durante uma entrevista coletiva junto com o ministro de Exteriores da Índia, Pranab Mukeryi, que faz uma visita oficial a Teerã.


 


“Os americanos buscam aventuras no Iraque, mas esta conduta prejudicará eles mesmos”, declarou Larijani, acrescentando que o Irã acredita que os americanos estão implicados no seqüestro.


 


O responsável iraniano assegurou que não “foram encontradas pistas do envolvimento de grupos terroristas no seqüestro” por isso que se deduz que “são os americanos que estão implicados nisso”.


 


Além disso, Larijani mostrou sua confiança em que o diplomata iraniano seja liberado o mais rápido possível graças à intervenção do governo do Iraque.


 


O seqüestro de Jalal Sharafi, capturado no domingo (4/2), quando dirigia seu carro no distrito central de Karrada, por 30 homens armados, acontece no momento em que ainda não está resolvido o caso de outros cinco funcionários de um escritório consular iraniano em Erbil, detidos por tropas americanas no Iraque desde 11 de janeiro.