Valetim destaca experiência e disposição no retorno à Câmara

“Trabalharei nesta Casa para ajudar o meu estado, o Rio de Janeiro, promovendo uma interlocução direta com o governo. Serei um árduo defensor das áreas de energia e da indústria naval, destinando mais recursos e estimulando a geração de mais empregos e

O deputado Edmilson Valentim (PCdoB-RJ), ao usar pela primeira vez a tribuna da Câmara, reafirmou os compromissos da campanha eleitoral.


 


O parlamentar destacou também como sua área de atuação parlamentar a questão da Segurança Pública. “Empenharemo-nos no sucesso da Força Nacional de Segurança, evitando assim, que ocorram episódios de extrema violência como os vividos recentemente em diversos municípios do Rio”, afirmou.



 
Edmilson Valetim lembrou que retorna à Casa, onde esteve em 1987, como o mais jovem deputado federal Constituinte, com 24 anos. “Após três mandatos como deputado estadual no Rio de Janeiro, retorno com mais experiência e disposição para lutar pelos interesses do meu estado e do Brasil”.


 


Valetim fez uma avaliação positiva do Brasil dos últimos quatro anos. “O Brasil avançou em um projeto de esquerda, com mais desenvolvimento econômico e diminuição da pobreza. Em diversos momentos cobramos mais velocidade nas mudanças, mas temos claro, que não se constrói uma casa sem alicerces. Não se muda os rumos de um país grande e complexo como o Brasil sem os primeiros passos”.


 


Na avaliação do deputado fluminense, os primeiros dados foram dados. “Nosso país abandonou a postura humilhante de tentar sentar à mesa dos ricos e poderosos para assumir o papel histórico de país líder contra as injustiças históricas entre as nações. Esta mudança atinge não somente os brasileiros, mas a humanidade como um todo. Mostra que a altivez e o combate às injustiças não são valores esquecidos”, afirmou.


 


Elogios ao Governo Lula


 


Além da política externa, Valetim elogiou a política educacional, com aprovação do Fundo de Educação Básica (Fundeb), “que pela primeira vez destina recursos para a educação infantil e pré-escola, possibilitando que as mães e pais de nosso país, possam contar com creches e educação pública de boa qualidade para seus filhos”.


 


Também destacou a expansão do ensino superior, com a inauguração de dezenas de universidades e novos campi, “que garantiram o acesso de milhares de jovens que um dia sonhavam em cursar uma universidade através do ProUni”.


 


E como não podia deixar de ser, fez referência elogiosas ao Programa Bolsa-Família. “No governo Lula foi implantado o maior e mais ambicioso programa de transferência de renda da história do Brasil, o Bolsa Família”, destacando que “este programa nasceu para enfrentar o maior desafio da sociedade brasileira, que é o de combater a fome e a miséria, e promover a emancipação das famílias mais pobres do país”.


 


O deputado manifestou esperança de que o Programa de Aceleração Econômica para o Brasil, que deverá investir R$ 503,9 bilhões até 2010 entre investimentos públicos e privados, atinja a meta de 5% ao ano de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).


 


De Brasília
Márcia Xavier