Futebol na Itália será retomado no fim de semana

Os jogos na Itália serão retomados neste fim de semana, disse a Federação Italiana de Futebol nesta quarta-feira. No entanto, se novas medidas não forem adotadas, o público não será admitido nos estádios.

O gabinete da Itália aprovou a adoção de medidas rigorosas para combater a violência no futebol, depois que a morte de um policial em distúrbios em um jogo na Sicília na sexta-feira levou à suspensão de todas as partidas no país.


 


Os estádios serão forçados a cumprir as normas de segurança em vigor ou não poderão receber torcedores. Instalações serão inspecionadas nesta quinta-feira.


 


Também enfrentarão a possibilidade de privatização caso autoridades locais não invistam o suficiente em segurança.


 


A polícia deverá receber mais poderes para realizar prisões durante distúrbios e torcedores condenados por violência terão sentenças mais longas. Eles poderão ser ainda proibidos de comparecer a estádios durante partidas.


 


O policial Filppo Raciti morreu ao ser atingido por uma bomba de fabricação caseira, na partida entre o Catania e o Palermo — um clássico da região da Sicília — pela Série A do campeonato italiano.


 


Cerca de 70 pessoas ficaram feridas e um outro policial está em estado grave. O novo presidente da Associação de Futebol da Europa, a Uefa, Michel Platini, aplaudiu a suspensão dos jogos na Itália.


 


Ele comparou a violência na Itália aos recentes incidentes entre torcedores franceses e holandeses e disse que todos no futebol precisam trabalhar juntos para erradicar a violência do jogo.