PMDB deve ter disputa pela presidência
O PMDB se prepara para uma batalha interna no próximo mês. O atual presidente do partido, deputado Michel Temer (SP), e Nelson Jobim, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), não chegaram a um acordo nesta quinta-feira (8) em torno de uma candida
Publicado 08/02/2007 17:09
Ao que tudo indica, ambos devem disputar a presidência do PMDB na convenção marcada para 11 de março. Em conversa nesta quinta, Temer avisou Jobim que não abre mão de disputar a reeleição. “Eu vou disputar. Sou candidato”, disse Temer.
Jobim não confirmou a Temer que será candidato, mas disse que vem sendo “pressionado” a ir para a disputa. A aliados, Temer disse que não ficou claro qual será a atitude do colega de partido. Jobim foi procurado pela imprensa para comentar o tema, mas não o encontrou para comentar o assunto.
Jobim tem o apoio do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e do senador José Sarney (PMDB-AP), principais interlocutores do PMDB junto ao Palácio do Planalto no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Temer recebeu recados de que Lula não deve interferir na disputa, principalmente depois que o PMDB decidiu participar inteiramente da coalizão de seu governo. Aliados de Temer torcem para que Lula adote o mesmo comportamento da eleição para a presidência da Câmara entre Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Aldo Rebelo (PCdoB-SP): não manifestar posição pública sobre o tema.
A disputa dentro do PMDB pode refletir na reforma ministerial de Lula. Isso porque, embora Renan e Sarney tenham sido os interlocutores do partido com Lula, Temer trabalha para que sua reeleição ao comando da legenda o fortaleça.
Isso abriria caminho para que a ala de Temer no partido, conduzida por ele e pelo deputado Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), cotado para ser ministro, comande a negociação por ministérios.
Fonte: G1