Governo contra a exploração sexual infantil no Carnaval

''Unidos contra a exploração sexual de crianças e adolescentes – Entre para este bloco'' é a campanha que o governo lança para mobilizar a sociedade para o enfrentamento


O lançamento acontece no final da tarde desta sexta-feira (9), em Salvador, onde estarão presentes o presidente Lula e os ministros Celso Amorim (Relações Exteriores), Walfrido dos Mares Guia (Turismo), e Paulo Vannuchi (Secretaria Especial dos Direitos Humanos).


 


A campanha deste ano terá lançamentos festivos em outras duas capitais que enfretam o mesmo problema – Recife, no dia 12, e Fortaleza, no dia 14.


 



O objetivo é unir o povo brasileiro na proteção das crianças, por meio de cartazes, leques, adesivos e panfletos, além de um filme para TV e um spot para rádio que serão distribuídos para emissoras de todo o país que tenham interesse em apoiar a campanha.


 


O material também divulgará o Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, um serviço gratuito, que permite a denúncia com garantia de anonimato, por meio de uma ligação para o número 100, durante os sete dias da semana, entre 8h e 22 horas.


 


''O governo federal assumiu em conjunto esse compromisso e hoje ele já é uma realidade. A sociedade brasileira luta junta contra essa prática abominável. Estamos avançando nesse enfrentamento'', afirmou Mares Guia.


 


''O mais importante, nosso maior êxito e alegria, é termos conseguido reunir o governo federal por meio de uma ação interministerial, juntando ainda governos dos estados e municípios, o trade turístico e a sociedade civil em torno de uma causa tão importante para todos nós. Certamente é essa união de esforços que vai garantir o sucesso dessa ação'', completou Sidney Alves Costa, coordenador do programa Turismo Sustentável e Infância (TSI), do Ministério do Turismo.


 


União de esforços


 


A mobilização conta com mais de mil voluntários que trabalharão uniformizados na distribuição dos materiais de campanha, unindo todos os setores ligados ao turismo, sociedade civil, organizações internacionais e entidades de classe.


 


Outros órgãos ligados ao setor participarão da campanha. Em seus vôos, as companhias aéreas veicularão mensagens alertando para o problema. A Infraero colocará banners nos aeroportos do Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife, Porto Alegre e Santa Catarina, além de passar o filme da campanha em circuito interno nas salas de embarque de 11 aeroportos brasileiros.


 


Nas rodovias federais dos estados onde há maior movimentação de foliões – Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Bahia, Rio Grande do Sul e Santa Catarina – agentes de trânsito e policiais rodoviários distribuirão material da campanha, com o objetivo de mobilizar motoristas e também de divulgar o número 100, do Disque Denúncia.


 


Festas em Salvador, Recife e Fortaleza


 


Em todos os lançamentos haverá apresentações de grupos musicais, folclóricos, carnavalescos e teatrais locais, onde serão apresentados os materiais publicitários que serão distribuídos durante as comemorações e desfiles do feriado, sempre com o objetivo de lembrar aos foliões seu compromisso com a garantia dos direitos das crianças.


 


Na Bahia, os grupos Olodum e Ilê Aiê, além de outras duas bandas de axé, participarão do evento. O lançamento no Recife contará com apresentações de maracatu, frevo e teatro e a presença dos blocos carnavalescos: integrantes do famoso Galo da Madrugada divulgarão textos sobre a campanha, inspirados no slogan: ''Neste carnaval entre para o bloco Unidos contra a exploração sexual comercial de crianças e adolescentes''.


 


Em Fortaleza o lançamento terá uma concentração na Praça do Ferreira, no Centro da cidade, de onde os foliões sairão em caminhada até a Cidade da Criança, onde acontecerá um baile para cerca de 300 crianças.


 


Fonte: Ministério do Turismo