Autoridades internacionais vistoriam Vila do Pan

O ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., recebeu representantes da Comissão de Coordenação do Comitê Paraolímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) e do Comitê Paraolímpico das Américas (CPA), para a segunda visita à Vila Pan-Americana no Rio, n

O secretário-geral do IPC, Xavier Gonzalez, vistoriou as obras da Vila do Pan acompanhado dos presidentes do CPA, Andrew Parsons, e do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Vital Severino Neto.


 


Xavier visitou um dos apartamentos adaptados para os atletas parapan-americanos e considerou que, faltando seis meses para o Pan, as instalações alcançam um nível satisfatório. ''Os quartos estão perfeitos, não há problema algum, sugerimos apenas o aperfeiçoamento de alguns detalhes, é por isso que estamos aqui.'', comentou. ''Estou feliz com a organização dos Jogos'', resumiu.


 


''Os comitês paraolímpicos e o CO-RIO trabalham para garantir resultados satisfatórios no Parapan. Acompanhamos os locais para verificar a acessibilidade e demonstramos onde pode ser ainda mais confortável para o atleta'', explicou Andrew Parsons, presidente do CPA.



 
O presidente do CPB destacou as mudanças significativas que entraram para a história do país com a evolução do paradesporto: ''O esporte paraolímpico do Brasil, a partir de 2001, ano de aprovação da Lei Agnelo/Piva, sofreu uma alteração expressiva.'', explicou, fazendo alusão à Lei que destina recursos das loterias federais para os comitês Olímpico e Paraolímpico brasileiros.


 


E completou: ''Os Jogos Parapan-americanos de 2007 vêm coroar esse desenvolvimento, já refletido nas Paraolimpíadas de Atenas, em 2004.''


 


Os comitês paraolímpicos Internacional, das Américas e Brasileiro participam, ainda esta semana, de reuniões técnicas fechadas com o CO-RIO.


 


Convite


 


O ministro do Esporte frisou que a realização conjunta do Pan e do Parapan é um marco histórico e fez um convite para que toda a população participe e se mobilize. ''O Comitê Paraolímpico Internacional acompanha de perto os preparativos de todas as instalações que vão sediar o Parapan. O Brasil receberá os atletas e o público de braços abertos'', disse.



 
Com 17 prédios e 1.480 apartamentos no total, a Vila Pan-americanai receberá todos os atletas e oficiais técnicos do Pan e do Parapan – 5,5 mil e 1,3 mil, respectivamente. A execução de obras/paisagismo já está 98,99% concluída.


 


A primeira edição do Parapan foi realizada na Cidade do México, em 1999, e a segunda, em Mar del Plata, Argentina, em 2003. Em 2007, os Jogos Parapan-americanos serão realizados pela primeira vez nas mesmas instalações do Pan, seguindo os moldes das Paraolimpíadas.


 


A terceira edição dos Jogos reunirá dez modalidades: atletismo, basquetebol em cadeira de rodas, natação, halterofilismo, futebol de 5, futebol de 7, judô, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e voleibol sentado. Todas as competições são classificatórias para as Paraolimpíadas de Pequim 2008.


 


Fonte: Ministério do Esporte