Horário de verão termina no próximo fim de semana

De sábado para domingo, os brasileiros que moram nos Estados onde há horário de verão deverão atrasar seus relógios em uma hora. O horário de verão termina à zero hora de domingo, dia 25 de fevereiro. A mudança abrange as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oes

O horário de verão começou no dia 5 de novembro. O início estava previsto para a segunda quinzena de outubro, mas foi adiado por causa das eleições. A mudança da hora poderia provocar complicaçõesno sistema de informática das urnas eletrônicas usadas na votação do segundo turno, que ocorreu no dia 29 de outubro.


 



O principal objetivo da alteração do horário é aproveitar melhor a luz natural ao entardecer, que é mais intensa em algumas regiões do Brasil durante o verão, diminuindo o gasto de energia.



 


A previsão do Ministério das Minas e Energia era uma redução de 4% a 5% na demanda no horário de pico, o que representa 2 mil megawatts, capaz de abastecer cerca de 2 milhões de casas. Esta é a 36ª edição do horário de verão.



 


Além do Distrito Federal, a medida abrange os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.