Para Raúl Castro, jovens devem fazer a defesa de Cuba

O presidente em exercício de Cuba, Raúl Castro, acredita que é papel das novas gerações de cubanos “tomar em suas mãos a defesa” do país. Em discurso aos participantes do 5º plenário do Comitê Nacional da União de Jovens Comunistas (UJC), ele manifestou-s

“A juventude tomou posse da defesa do país”, disse Raúl Castro, afirmando que acredita que “corresponde às novas gerações tomar em suas mãos a questão da defesa”. O também ministro da Defesa cubano manifestou-se a favor de “abrir passagem às novas gerações, aos novos dirigentes”.



O tema das baixas taxas de natalidade existentes na ilha desde os anos 90 foi abordado como uma preocupação compartilhada por Raúl Castro com os dirigentes da organização juvenil, segundo o jornal.



Raúl Castro – irmão mais novo do líder cubano Fidel Castro, que se recupera há quase sete meses de uma cirurgia abdominal – disse que Cuba apresenta desde 1978 um índice de natalidade inferior a 2,2 filhos por mulher, considerado insuficiente para conseguir um aumento na população.



No entanto, está consciente de que “este não é um problema que será resolvido agora, só estou indicando”, disse. “Somos um país em desenvolvimento com taxa de natalidade de um país desenvolvido”, afirmou.



“Esta situação é conseqüência dos avanços sociais da Revolução, do crescente nível cultural alcançado por nossa população. Basta indicar que 65% da força técnica do país é feminina”, afirmou Raúl Castro.