Mais da metade dos americanos quer a retirada do Iraque

Cerca de 53% dos americanos desejam que o regime Bush estabeleça uma data para a retirada das tropas de ocupação americanas do Iraque, segundo pesquisa do The Washington Post/ABC News publicada na terça-feira (27/2).

Enquanto dois terços dos americanos (67%) desaprovam a forma como a ocupação do Iraque vem sendo tratada pelo regime Bush e se opõem ao novo plano de enviar outros 21.500 soldados, cerca de 56% disseram que se opunham frontalmente à nova estratégia. Bush rejeitou sistematicamente um calendário para o retorno dos soldados aos Estados Unidos.


 


A Casa Branca afirmou que ''compreende'' a impaciência dos americanos, mas insistiu em sua rejeição de fixar um prazo e pediu uma ''oportunidade'' para o novo ''plano'' de Bush. A pesquisa é divulgada num momento em que Bush enfrenta uma ofensiva da nova maioria democrata no Congresso para obrigá-lo a iniciar a retirada.


 


Segundo a pesquisa, entre os que esperam o estabelecimento de uma data para a retirada das tropas, 24% querem que o regresso para casa ocorra dentro dos próximos seis meses e 21% dentro de um ano na pior das hipóteses.


 


No entanto, 51% das pessoas interrogadas se opõem à limitação do financiamento da guerra e 46% são a favor dessa limitação. A pesquisa consultou 1.082 pessoas entre os dias 22 e 25 de fevereiro e tem uma margem de erro de 3%.