Metalúrgicos de São Paulo realizam 5º Congresso

Nesta sexta-feira (2), os metalúrgicos realizarão o 5º Congresso da Federação Estadual dos Metalúrgicos de São Paulo (FEM/CUT-SP), cuja bandeira de luta é organizar, mobilizar e avançar na construção de um Brasil melhor. O Congresso será realizado na cida

A solenidade de abertura acontecerá, a partir das 19h, e terá a presença do presidente da CUT Nacional, Artur Henrique, da CUT/SP, Edílson de Paula, da CNM (Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, Carlos Alberto Grana e do presidente da FEM/CUTSP, Adi dos Santos Lima e autoridades.
Realizado a cada três anos, o evento reunirá 159 delegados e delegadas de 12 sindicatos filiados à Federação Estadual, que representam 250 mil metalúrgicos em todo o Estado.


 


O Congresso discutirá temas inerentes ao ramo metalúrgico, entre eles: campanha Salarial, aumento real de salário, remuneração variável; gênero e raça; política de desenvolvimento; organização sindical nos locais de trabalho; sustentação financeira, entre outros.


 


O deputados federais Aldo Rebelo (PCdoB-SP), Vicente Paula da Silva (Vicentinho) (PT-SP) e a Ministra da Secretaria Especial de Promoção Racial (Seppir) do governo federal, Matilde Ribeiro deverão estar presentes.


 


Também será apresentado na sexta, às 10h, a pesquisa inédita sobre mapeamento do Perfil Sindical e do Emprego no Estado de São Paulo.


 


O congresso também elegerá a nova diretoria da FEM-CUT para o triênio 2007/2010 e aprovará uma plataforma de propostas. O plano de lutas, que será implementada no próximo período, deve ser aprovado no Congresso.


 


Liderança


 


Para Adi dos Santos Lima, presidente da FEM-CUT, a realização do 5º Congresso tem significados importantes porque definirá a estratégia política e de atuação da nova Direção da Federação em defesa da continuidade nas melhorias sociais e trabalhistas para a categoria metalúrgica.


 


O Congresso será inesquecível para o sindicalista que, após conduzir a  entidade durante seis anos, encerrará o seu mandato, passando a se dedicar ao atual cargo de Secretário Geral da CUT/SP.


 


Novidade e cobertura 


 


No 5º Congresso da FEM-CUT, a grande novidade é a metodologia de organização dos trabalhos. Com a finalidade de aprofundar os temas, os delegados e delegadas vão discuti-los em mesas temáticas que contarão com a presença de autoridades do universo político, acadêmico e econômico.