Ética e Moral? Artigo de Diego Selau

Ética e Moral?


 


Por Diego Selau*


 


Etimologicamente ética e moral significam caráter e costume. Pois bem, é verdadeiro afirmar

Nos dias de hoje seria normal para um adepto do nudismo, sair pela cidade sem vestimentas, na sua compreensão ele está sendo completamente ético e moral, todavia para a sociedade ele estaria cometendo um atentado ao pudor, pois os costumes morais e éticos aceitáveis não são os mesmos do adepto ao nudismo.


 


 


O movimento hippie surgiu para contrapor aos costumes morais e éticos de uma determinada época, com o amor livre. Para cada sociedade, ou modelo de sistema econômico existirão costumes morais e éticos, que podem ser parecidos ou completamente diferentes.


 


 


No atual sistema que vivemos o capitalismo, é moralmente aceitável a exploração do homem pelo homem, pois se um trabalhador produz em um mês o equivalente ao que ganha durante o ano todo, durante os demais meses de trabalho ele estará pura e simplesmente produzindo riqueza (mais-valia), para o seu patrão que enriquece a cada mês. Isso é eticamente aceitável pela sociedade a qual fazemos parte!


 


 


Foi ético e moral, ter escravos negros, presos em senzalas, açoitados no tronco pelos feitores, na época do escravismo em nosso país. Poderíamos afirmar que ser honesto é ser ético? Nos dias de hoje sim, contudo talvez não seja nos próximos, o mesmo aconteceu com a igreja católica, pois o seu discurso de moral e ética era o mesmo empregado pela sociedade até os anos 1980.


 


 


Exemplo disso não existia ato sexual antes do casamento, principalmente para as mulheres, costume ético e moral de uma sociedade machista, entretanto nos dias de hoje, a igreja católica continua fazendo o mesmo discurso, não concorda com o uso do preservativo, afirma que ato sexual só depois do casamento, mas a sociedade já não pensa assim, ou seja, os costumes mudam com o tempo, cada geração tem os seus próprios costumes e certamente que a geração que vai envelhecendo vai sempre se referir ao seu tempo: — como era diferente!…, e a geração de hoje também fará o mesmo discurso, quando seus filhos e netos constituírem valores diferentes de moral e ética.


 


 


Não é certo afirmar que o método de ensino aplicado no passado era mais eficiente que o de hoje, afinal vivemos em um mundo globalizado, onde nos deparamos com noticias do mundo todo, em sua grande maioria nada agradáveis, pois bem, o que mudou no seu método de ensino? Para alguns nada, pois preferem o trivial, o “fácil”, é o costume do seu tempo, na sua compreensão estão de acordo com a ética.


 


 


 


Diego Selau é membro do Comitê Estadual do PCdoB, acadêmico de Direito e ex-presidente da UJS/SC