Motoboys realizam protesto nesta sexta-feira em Curitiba

Os Motoboys de Curitiba realizam um protesto nesta sexta-feira em Curitiba pedindo a isenção do IPI na compra das motocicletas para trabalhar. Eles também protestam contra alguns itens da Resolução 219 do CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito, como o us

A Resolução 219 do CONTRAN, que publicada em janeiro e entra em vigor em junho, vem causando revolta entre os profissionais do moto-frete, em particular nos autônomos. De maneira geral, a resolução é positiva, pois estabelece normas que trarão maior segurança aos motoboys, motoristas e pedestres; porém, alguns aspectos são muito prejudiciais para a categoria.


 


A primeira questão levantada é a do registro das motocicletas, que passa a ser de veículo de aluguel, usando placa vermelha. Para os motoboys a medida é justa desde que acompanhada da isenção de IPI para aquisição das motos. Segundo eles, com o registro de veículo de aluguel e a placa vermelha as motos perdem muito seu valor de revenda, dificultando a troca.


 


Tramita na Câmara Federal o projeto de lei de nº. 6521/06 do deputado federal Fernando Estima de São Paulo que prevê a isenção do imposto sobre as motos de até 125 cc desde que sejam de fabricação nacional e destinada ao uso como ferramenta de trabalho. A lei se aprovada irá igualar os motoboys aos taxistas que já tem esse direito assegurado.


 


Sobre os coletes, os motoboys entendem que o uso só deve ser obrigatório durante o período noturno ou em situações de pouca luminosidade. Durante o dia, com boa luminosidade, seu uso é inútil e pode se tornar empecilho em caso de temperaturas elevadas e sol forte.


 


Sobre o tamanho das caixas de transporte, como versa a resolução, alguns profissionais do moto-frete que transportam materiais específicos como flores, roupas para lavanderias, peças automotivas e outros, terão sua atividade inviabilizada devido ás restrições impostas pela referida resolução. Nesses casos, os motoboys entendem que a resolução deve ser revista, sem abrir mão da segurança.


 


Por tudo isso, a exemplo do que já aconteceu em diversas capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte; os motoboys de Curitiba realizarão nesta sexta-feira, 02 de março, uma manifestação pacífica pelas ruas de Curitiba. Eles vão se concentrar em frente a Câmara dos Vereadores às 15 horas e seguirão em comboio até o Centro Cívico onde realizarão um ato público.


 


Os Motoboys contam com o apoio do Vereador Luizão Stellfeld (PCdoB) que protocolou uma Moção de apoio ao movimento que foi aprovada na seção de quarta-feira, 28/02, da Câmara dos Vereadores de Curitiba. A moção será remetida aos deputados federais tentando sensibiliza-los para suas reivindicações.