Países de Língua Portuguesa querem criar redes públicas de TV

Começou nesta segunda-feira (5) uma mesa redonda no Instituto de Comunicação Social, em Lisboa, para dar início aos debates sobre a criação de uma rede pública de TV em Língua Portuguesa. O projeto deverá reunir as TVs públicas dos países que integram

Um dos objetivos dos organizadores do encontro – UNESCO e CPLP – é criar as condições para que profissionais das emissoras públicas de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, possam partilhar, co-produzir, e promover o diálogo e a diversidade cultural nos países lusófonos.



A rede inter-regional, a primeira do gênero entre os países de Língua Portuguesa, visa a produção, co-produção e partilha de programas de qualidade (notícias, documentários, acontecimentos desportivos, programas educativos e orientados para a juventude, etc) por satélite e Internet.



Nos debates, que prosseguem até quarta-feira (7), também serão abordados aspectos ligados à formação, conservação dos arquivos, conteúdos a partilhar e procedimentos a seguir. De acordo com a UNESCO, participam do debate o Banco Mundial, a União Européia, bem como representantes de agências governamentais, das Nações Unidas, centros culturais e universidades, como parceiros do projeto.



Fonte: Comissão Nacional da UNESCO