Prosseguem na Bahia os eventos preparatórios rumo à Conferência sobre a Questão da Mulher
O município de São Sebastião do Passé, administrado pela comunista Tânia Portugal (PCdoB) sediou no último sábado (3 /3), a Plenária da Região Metropolitana de Salvador. O evento, que ocorreu na Câmara Municipal, integra a fase preparatória estadual da
Publicado 05/03/2007 19:54 | Editado 04/03/2020 16:21
A prefeita Tânia Portugal (PCdoB) disse que era simbólico um município administrado por uma mulher e comunista sediar a Plenária. “Um dos focos da administração do PCdoB neste município é a a adoção de políticas públicas que contribuam para diminuir o sofrimento das mulheres sebastianenses assegurando-lhes direitos iguais na lei e na vida'', disse a prefeita.
Os debates da Conferência ocorrem tendo como ponto de partida o documento-base do Comitê Central do PCdoB que aponta a necessidade da superação da desigualdade de gênero e do reconhecimento da importância estratégica da emancipação da mulher no caminho da emancipação da humanidade.
Convidada a fazer a apresentação do documento-base da Conferência, a deputada federal Alice Portugal (PCdoB/BA) fez também um resgate histórico da opressão de gênero. “A primeira forma de apropriação privada se deu quando o homem, ao procurar delimitar o que era seu, pôs no quadrado da cerca objetos, animais, filhos e mulher, entendidos, todos, como suas posses”. Alice chamou a atenção para o fato de que, na sociedade contemporânea, as mulheres têm obtido importantes conquistas, mas que a discriminação de gênero e de raça, entre outras, é um entrave para que homens e mulheres vivam em condições de igualdade resguardadas as diferenças. “A mulher precisa estar presente em todas as esferas da sociedade. Ela não tem de vir atrás de um grande homem, mas sim estar do lado dele, rente”, disse a parlamentar, para em seguida apresentar dados que comprovam o quanto a sociedade brasileira carrega um conteúdo discriminatório: o Brasil situa-se em 58º lugar mundial em participação política da mulher, posição inferior, por exemplo, à Argentina, 8ª colocada. De acordo com Alice Portugal, dos 513 deputados federais do Brasil apenas 45 são do sexo feminino, menos de 10% desses parlamentares.
Para a integrante da direção estadual do PCdoB e dirigente da União Brasileira de Mulheres (UBM), Patrícia Ramos, que dirigiu a plenária, o nível de interesse com o tema se expressou com a ampla participação de homens e mulheres no debate. “Os homens comunistas deram o seu testemunho relatando episódios de discriminação e consolidando a idéia de que a luta pelo socialismo, a luta de classes, não prescinde da luta contra a opressão do gênero”, disse Patrícia .
Participaram do evento líderes sindicais e políticos do PCdoB como o deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB), o presidente da Federação Estadual dos Metalúrgicos e presidente do PCdoB de Camaçari, Aurino Pedreira, e os dirigentes estaduais do partido: Luiz Gavazza, secretário de Governo de São Sebastião do Passé e Egberto Magno, integrante da Comissão Estadual Organizadora da Conferência.
Ao final da plenária elegeu-se parte da delegação regional que será completada com plenárias municipais que acontecerão até o dia 17/3 em Camaçari, Candeias, Simões Filho, Lauro de Freitas, Dias D’avila e São Sebastião do Passé e outros municípios da Região Metropolitana de Salvador.
Encontros nas regiões Sul e no Oeste do Estado também ocorreram neste último final de semana com a mesma finalidade. O Comitê Estadual tem solicitado aos municípios que ainda não marcaram a sua plenária que o façam com brevidade pra que se possa realziar uma Plenária Estadual no dia 24 vitoriosa.
Colaborou Egberto Magno, de Salvador.