Presidente Lula assina MP que abre créditos para instalações do Pan

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., do governador do Rio, Sérgio Cabral, e do presidente do Comitê Organizador Rio 2007, Carlos Arthur Nuzman, assinou nesta quarta-feira (7/3), no Ri

O investimento estava previsto na matriz de responsabilidades dos entes governamentais para a realização do evento como compromisso do Estado do Rio, mas foi realocado nas verbas da União, por meio de emendas de parlamentares do Estado. O crédito se destina à conclusão das obras do Estádio do Maracanã e do Ginásio do Maracanãzinho, no Complexo Esportivo do Maracanã, que sediarão as disputas de futebol e de vôlei, além das cerimônias de Abertura e Encerramento.


 


A verba anunciada hoje será destinada para dois tipos de despesa: R$ 70 milhões vão para despesas de capital, ou seja, obras e equipamentos, e os demais R$ 30 milhões serão utilizados para prover instalações temporárias durante os eventos no Complexo, como, por exemplo, geradores, móveis, banheiros químicos, tendas, entre outros itens.


 


“Esta assinatura é demonstração de que o Pan irá significar motivo de orgulho para todos nós”, disse o presidente Lula, reafirmando o compromisso do governo brasileiro com o evento esportivo e a promoção do país. “A nossa responsabilidade é que, com o Pan, o Brasil se credencie para que possa sediar as Olimpíadas e a Copa do Mundo”, reiterou.


 


O ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., foi incisivo quanto à responsabilidade do Ministério nos Jogos de 2007. “Vamos concluir o apoio do governo federal, que é fundamental para o Complexo do Maracanã. Faltam 128 dias para o Pan, a contagem regressiva continua”, disse. Para Silva Jr., a parceria com o Estado e o Município do Rio é muito importante para os Jogos. “Os três níveis de governo estão irmanados para a realização dos Jogos Pan e Parapan-americanos Rio 2007”.


 


O presidente do Comitê Organizador Rio 2007, Carlos Arthur Nuzman, elogiou a união entre os três entes governamentais, União, Estado e Município, e agradeceu ao presidente da República pelas suas atitudes. “Este é o presidente que mais fez pelo esporte em toda a história do país”. Nuzman também declarou sua estima, em nome da comunidade esportiva brasileira, ao ministro do Esporte. “Um dos destaques dos Jogos Pan-americanos é o emprenho do ministro Orlando Silva”, frisou.


 


Também estiveram presentes ao evento, o ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias; o ministro das Cidades, Márcio Fortes de Almeida; o ministro da Saúde, Agenor Álvares; o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Luiz Dulci; e o secretário de Esporte, Turismo e Lazer do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.


 


Fonte: Sepan / Ministério do Esporte