Presidente Lula oficializa nomes dos novos líderes governistas

O presidente Lula anunciou oficialmente os nomes dos novos líderes no Congresso Nacional, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto na tarde desta quinta-feira (8). Os novos líderes são Romero Jucá (PMDB-RR), confirmado como líder do governo no Sen

 


 


José Múcio Monteiro (PTB-PE) é o líder na Câmara dos Deputados, tendo com vice-líderes Henrique Fontana (PT-RS) e Beto Albuquerque (PSB-RS). Outros vice-líderes na Câmara ainda serão designados por José Múcio.


 


Também estavam presentes na cerimônia o vice-presidente José Alencar; a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff; o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro e o senador Valdir Raupp (PMDB-RO).


 


Jucá já vinha exercendo o cargo de líder do governo no Senado desde 2006. A liderança do governo no Congresso, na última legislatura, ficou a cargo do senador Fernando Bezerra, que não se reelegeu nas eleições de outubro do ano passado.


 


Jucá se disse honrado com o convite do presidente Lula para permanecer no cargo.


 


“Nós temos trabalhado duro aqui, temos aprovado todas as matérias”, disse o senador, adiantando que terá um grande desafio pela frente este ano referindo-se à aprovação das matérias contidas no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), anunciado pelo governo em janeiro deste ano.


 


Jucá lembrou, ainda, que também as reformas estruturais precisam ser votadas.


 


“Assuntos importantes estão para serem votados neste ano. Nós temos que aprovar a reforma política e a reforma tributária. Portanto, ser líder e conduzir esse processo no Senado é uma satisfação e uma responsabilidade muito grande”, disse o senador.


 


A senadora Roseana Sarney, por sua vez, afirmou em discurso na cermônia de posse que chega “para somar”.


 


“Estou certo de que contarei com a solidariedade e a contribuição dos eminentes parlamentares, não somente dos que integram o bloco que apóia o governo de Vossa Excelência, mas também o de representantes da oposição, que ouvirei com respeito e interesse, como sempre o fiz”, disse Roseana.


 


Lula: relacionamento virtuoso


 


Ao discursar durante a cerimônia, o presidente Lula disse que o resultado da relação de seu primeiro mandato com o Congresso foi “o mais virtuoso possível”. “Não teve tema importante que não foi votado, com exceção da reforma tributária”, disse Lula, sem fazer referência às CPIs que marcaram metade do seu primeiro mandato.


 


Ao escolher os atuais líderes no Congresso, Lula disse estar mudando a maneira de governar. “Com a eleição de Chinaglia, resolvi ampliar o jeito das lideranças que tínhamos no primeiro mandato”, afirmou Lula, dando a entender que pretende diminuir a presença do PT nos postos importantes do Congresso.


 


O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), não compareceu à cerimônia, descontente com o governo após o fracasso da candidatura de Nelson Jobim à presidência do PMDB.


 


Renan considera que o governo apoiou a candidatura de Michel Temer (SP).


 


Mas o senador José Sarney (PMDB-AP), aliado de Renan, esteve presente, prestigiando a posse da filha Roseana.