Lula muda agenda para receber PT e discutir reforma ministerial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva modificou nesta segunda-feira sua agenda de compromissos para receber nesta tarde o conselho político do PT para discutir o espaço da legenda na reforma ministerial.

O partido já está reunido há mais de três horas na sede do PT para discutir os cargos que serão ocupados por petistas no segundo mandato de Lula. Nos bastidores de Brasília circula ainformação de que a reforma ministerial deve ser anunciada até quinta-feira.


 


O PT deve perder as pastas da Previdência e das Relações Institucionais, manter as outras 15 pastas –entre elas a Fazenda e a Casa Civil–, e ganhar Turismo, Justiça e Desenvolvimento Agrário. Para essa última pasta, o PT deve indicar o deputado Pedro Eugênio (PE), ligado ao Campo Majoritário e que conta com o apoio da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura).


 


Para o Ministério do Turismo, o nome mais cotado é o da ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy. Marta vem sendo aconselhada por aliados a aceitar a vaga, mas estaria condicionando sua decisão à incorporação da Infraero ao ministério.


 


A Infraero deverá investir R$ 6 bilhões nos aeroportos do país até 2010. Os recursos são do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e da própria estatal. O Ministério do Turismo tem para investir neste ano R$ 1,45 bilhão.


 


O ministro Tarso Genro (Relações Institucionais) deve ser acomodado no Ministério da Justiça. Ele irá substituir Márcio Thomaz Bastos, que pediu para deixar o governo.


 


Na reunião da Executiva, os petistas também devem discutir sobre o 3º congresso da legenda, em julho. Neste final de semana, duas correntes do PT se reuniram separadamente, em Brasília, para discutir as teses que irão apresentar no evento.


 


O Movimento PT, do presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (SP), fez duras críticas ao Campo Majoritário, de José Dirceu, ao considerar que o grupo que domina o partido prejudicou o PT ao se envolver em escândalos, como o mensalão.


 


Mudança da AGU


 


Ainda nesta segunda-feira, o presidente Lula empossou José Antônio Dias Toffoli no cargo de advogado-geral da União. A cerimônia de posse foi na Sala de Audiências do Palácio do Planalto. No rápido discurso, o presidente agradeceu a lealdade do ministro Álvaro Augusto Ribeiro Costa e garantiu a continuidade dos trabalhos da AGU na defesa de políticas públicas.


 


“Essas minhas palavras, Álvaro, são de puro agradecimento à lealdade, à seriedade com que você tratou os processos no Supremo Tribunal Federal, às defesas extraordinárias que foram feitas, em nome do governo, de coisas que se nós não fizéssemos a defesa, possivelmente a União perderia milhões e milhões, e por que não dizer, bilhões e bilhões”, disse o presidente.


 


Para o novo ministro, o presidente prometeu muito trabalho. “Eu não tenho dúvida nenhuma de que, como a gente tinha a garantia do Álvaro, a gente vai continuar tendo a garantia do Toffoli, e de todos os membros da Advocacia-Geral da União, em defesa do governo”, disse Lula.


 


Especialista em legislação eleitoral, Toffoli foi advogado do Partido dos Trabalhadores (PT) e do próprio Lula, assessor da campanha do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva em 1998 e 2002 e subchefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil na gestão José Dirceu.


 


Esta é segunda substituição feita este ano no primeiro escalão do governo. A primeira ocorreu no início de março, quando Lula nomeou os novos comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica.


 


Da redação,
com agências


 


 


 


Fonte: Folha Online