Sepror entrega alevinos a piscicultores do Iranduba

Mais de 120 mil alevinos serão distribuídos aos produtores ligados à Associação dos Piscicultores de Iranduba (a 25 quilômetros de Manaus), nesta terça-feira, na Cooperativa dos Agricultores Pecuaristas do Município. A medida faz parte do Programa Tambaqu

Segundo o secretário executivo de Pesca e Aqüicultura, Geraldo Bernardino, a Sepror vai doar os peixes para 32 associados que futuramente, devem abastecer, principalmente, o setor de alimentação do Distrito Industrial de Manaus. Os peixes têm 35 dias de vida e cerca de três centímetros quando chegam aos piscicultores.


 


Depois de entregues pela secretaria, os técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas (Idam) farão o acompanhamento das criações até os peixes atingirem 400 gramas e serem destinados ao mercado local.


 


O titular da Sepror, Eron Bezerra, é quem vai distribuir os alevinos aos piscicultores. Ele também fará a entrega de 20 certificados do curso de capacitação para os criadores de tambaqui que participaram das aulas entre os dias 1 e 2 de março, “Essa política faz parte do planejamento do Estado que tem entre suas metas a ampliação da produção de pescado”, afirma Eron.



Tambaqui curumim


 


O tambaqui curumim é o mais novo produto do tambaqui, que vem ganhando espaço no mercado consumidor, principalmente, por seu sabor e tamanho adequado para refeição.


 


Atualmente, o mercado comercializa exemplares de 350 a 400 gramas para a preparação de refeições em massa em indústrias do Distrito Industrial. A venda, entretanto, para este tipo de segmento ainda é discreta, mas as expectativas vislumbram boas perspectivas para a implantação de sistemas de produção cada vez mais aprimorados e em curto período de tempo (menos de seis meses de duração).


 


 


Jornal Amazonas em Tempo