08 de março reforça ação da UBM-SC
A União Brasileira de Mulheres de Santa Catarina (UBM-SC) realizou e participou de um conjunto enorme de iniciativas que lembraram, com muita luta, o dia internacional da mulher, 8 de março.
Publicado 14/03/2007 19:29 | Editado 04/03/2020 17:14
Algumas das atividades, realizadas em Florianópolis, aconteceram em parceria com o mandato da única parlamentar mulher na Câmara Municipal de Vereadores de Florianópolis, Angela Albino (PCdoB).
Em Chapecó aconteceu o Apitaço das mulheres pelo fim da violência doméstica contra a mulher, promovida pela AMB, UBM, UJS e outras entidades locais. Além desta iniciativa foram realizadas atividades em parceria com movimentos de mulheres de Chapecó.
Em Itapema, Clair Castilhos Coelho, integrante da coordenacao estadual da UBM-SC, proferiu palestra para mais de 300 mulheres sobre o significado do dia 08 de Março. A coordenadora geral estadual da UBM-SC, Simone Lolatto, proferiu palestra para, aproximadamente 200 mulheres funcionárias da Eletrosul, sobre os desafios da luta das mulheres e suas conquistas.
Em Florianópolis, ocorreram panfletagens no Terminal de Integração Central – TICEN, repudiando a vinda de Bush ao Brasil neste 08 de março e fazendo a relação do impacto da política imperialista neoliberal na vida das mulheres. Além da UBM, atividade foi realizada com a participação da Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS),da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Mandato da Vereadora Angela Albino.
O Movimentos de Mulheres do Campo e da Cidade, acompanhadas por diversos outros movimentos sociais e sindicais realizaram no centro de Florianópolis um Ato público de repúdio a vinda de Bush. As manifestantes queimaram uma “cartola” dos EUA e realizaram a marcha em Defesa da Vida.
No dia 10 de março, ocorreram panfletagens no Calcadão da Felipe Schimidt, realizadas pela UBM e o Mandato Vereadora Angela Albino. Foi expressiva e importante a participacao das integrantes da UBM-SC nas atividades, reforçando a presença da entidade que, saiu fortalecida, respaldada e suas lutas potencializadas após este 08 de março, demonstrando o respeito que a UBM-SC vem construindo cotidianamente junto aos movimentos sociais e feministas no Estado de Santa Catarina.
A UBM manifestou agradecimento pela participacao e apoio e, através de suas dirigentes, reconheceu o esforço de cada mulher e homem, parceiros e parceiras da UBM e da luta pela emancipação feminina.
Com informações de Simone Lolatto
Coordenadora Geral Estadual da UBM-SC
Colaborou Vinícius Puhl