Eleição regional favorece a posição de Kirchner na Argentina

As eleições para governador da província argentina de Entre Ríos, realizadas neste domingo (18/3), fortaleceram ainda mais a posição do presidente do país, Néstor Kirchner.

O pleito provincial foi vencido pelo governista Sergio Urribarri, da Frente Justicialista para a Vitória, que, com 98,59% dos votos apurados, tinha 47,09% contra 19,98% de Gustavo Cusinato, da União Cívica Radical, de oposição.



Urribarri, que atualmente é ministro (secretário) do Governo de Entre Ríos e contou com o apoio de Jorge Busti, o governador da província, disse que Kirchner “é um dos grandes artífices deste triunfo eleitoral”.



O presidente da Argentina conversou na noite do domingo com o candidato governista para parabenizá-lo pela vitória. Referindo-se às eleições que serão realizadas nas próximas semanas em outras províncias, afirmou que “isto é importante porque reflete o que vai acontecer em todo o país”.



A vitória de Urribarri é a segunda de políticos apoiados por Kirchner, os chamados candidatos “K”, em duas semanas. No dia 11 deste mês, Eduardo Brizuela del Moral foi reeleito governador da província de Catamarca.



A Argentina realizará eleições presidenciais no segundo semestre deste ano, e Kirchner é o grande favorito para a reeleição, embora ainda não tenha dito se concorrerá. Uma possibilidade é que a candidata “K” à Casa Rosada seja sua esposa, a senadora Cristina Fernández de Kirchner.