Fórum Goiano de Partidos entregará manifesto ao Presidente Lula

O Fórum Político de apoio ao Governo Lula e em defesa de Goiás, integrado por onze partidos, todos da base aliada do Presidente Lula, entregará em 20 de março, um manifesto ao Presidente Lula. Lula virá a Goiás para inaugurar a unidade

MANIFESTO


 


FÓRUM POLÍTICO DE APOIO AO GOVERNO LULA 


 E EM DEFESA DE GOIÁS
 
 


           As direções partidárias goianas do PT, PMDB, PCdoB, PDT, PP, PR,  PRB, PSB, PSC,  PTB e PV , sintonizadas com o atual momento político brasileiro, em que seus partidos apoiaram a reeleição do Presidente Lula em 2006 e integram o Governo Federal, em ampla coalizão nacional com a intenção de apoiar, defender, dar sustentação política e participar das ações governamentais em todas as esferas, decidiram organizar-se em FÓRUM POLÍTICO DE APOIO AO GOVERNO LULA  E EM DEFESA DE GOIÁS,  motivadas pelas razões seguintes:


 



1 – a convicção de que o segundo mandato do Presidente Lula  continuará centrado na busca do crescimento e desenvolvimento econômico-social do Brasil, avançando ainda mais na superação das desigualdades regionais, no incremento da distribuição de renda e da valorização do trabalho, no reforço da soberania nacional e na continuidade da política de integração latino-americana, visando a defesa da paz, da solidariedade e da inclusão dos segmentos sociais mais pobres, historicamente excluídos dos benefícios do crescimento econômico e dos  avanços tecnológicos.


 



2- a importância da união, em Goiás, das correntes político-partidárias comprometidas com as causas democráticas e populares, que buscam superar, em nosso Estado e no país, as desigualdades sociais e econômicas presentes no atual modelo de desenvolvimento.


 



3- a urgência na implementação de políticas públicas, programas e projetos destinados a alavancar o desenvolvimento econômico-social da Região Centro-Oeste, e, em  especial, a necessidade de formulação de  um projeto de desenvolvimento estratégico para o Estado de Goiás.


 



4- o lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, apresentado como principal vetor de promoção do desenvolvimento nacional, que visa atender demandas regionais há muito tempo adiadas. 


 



5- a necessidade de defender os interesses de Goiás, através da garantia da execução de obras estruturantes e programas sociais fundamentais para o desenvolvimento do Estado.


 



              Para sintetizar seus ideais e os fins pretendidos pela atuação conjunta divulgam este Manifesto, orientado por elevado espírito público e democrático, inspirado em princípios patrióticos e republicanos, progressistas e em defesa da justiça social, com a intenção de propor à sociedade goiana a realização dos  seguintes objetivos:


 



a-  promover a discussão aprofundada do PAC, a partir do contexto regional, identificando os investimentos vitais para a economia e o progresso do nosso Estado.


 



b-  estabelecer e propor ao Governo Lula as prioridades de recursos e  investimentos  em  benefícios sociais e  em obras de infra-estrutura, identificadas com os anseios da população e respaldadas pelos canais de representação política que apóiam o Governo Federal,  entre as quais: a recriação da SUDECO; o prosseguimento das obras da Ferrovia Norte-Sul; a duplicação e pavimentação de rodovias federais que cortam o Estado; a criação de novas Universidades Federais e CEFET’s; a construção do alcoolduto GO/SP e a implantação dos programas de produção do biodiesel e etanol. 


 



c- atuar em conjunto com as organizações dos segmentos representativos da sociedade: do setor produtivo, representado pelas associações de classe empresarial e as do trabalho; do setor público, representado pelas instituições das esferas municipal, estadual e federal; do setor acadêmico-científico, representado pelas instituições de ensino e pesquisa; e os movimentos sociais, representados por suas entidades; visando democratizar os processos decisórios e compartilhar responsabilidades, inclusive na  execução do PAC.


 



d- conhecer detalhadamente e acompanhar permanentemente a atuação de cada órgão federal em Goiás,  contribuindo para o aprimoramento de seu desempenho no atendimento das demandas de interesse do povo e do desenvolvimento local e nacional. 


 



e- envolver os partidos políticos, com a participação efetiva de seus representantes, na consecução das ações do Governo Lula, através do funcionamento articulado  dos diversos Órgãos Federais sediados em Goiás.


 



f- dar visibilidade, divulgação, sustentação  às ações político-administrativas realizadas pelo Governo Federal em Goiás, inclusive auxiliando na fiscalização e na  prestação de contas à sociedade.
 



                        Os partidos subscritores do presente Manifesto assumem o compromisso público de trabalharem conjunta e coletivamente, em união e fraternidade, pelo êxito dos interesses maiores de Goiás e do Brasil. 


 



Goiânia, em 20 de março de 2007.
 


 



Dep. Fed. Rubens Otoni


Presidente Estadual do PARTIDO DOS TRABALHADORES – PT 
 


 


Maguito Vilela


Presidente Estadual do PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO -PMDB
 



Aldo Arantes


Presidente Estadual do PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL – PCdoB
 



Dep. Est. Isaura Lemos


Presidente Estadual do PARTIDO DEMOCRÁTICO TRABALHISTA – PDT
 



Sérgio Caiado


Presidente Estadual do PARTIDO PROGRESSISTA – PP
 



Dep. Fed. Sandro Mabel


Presidente Estadual do PARTIDO DA REPÚBLICA – PR
 



Edson Araújo Lima


PARTIDO REPUBLICANO BRASILEIRO – PRB
 



Barbosa Neto


Presidente Estadual do PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO – PSB
 



Euler de Moraes


Presidente Estadual do PARTIDO SOCIAL CRISTÃO – PSC
 



Dep. Fed. Jovair Arantes


Presidente Estadual do PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO – PTB
 



Paulo Souza Neto


Presidente Estadual do PARTIDO VERDE – PV