YouTube sacode a campanha eleitoral nos Estados Unidos

Um vídeo anônimo que critica Hillary Clinton e apóia Barack Obama converteu-se em um fenômeno publicitário e recebe um milhão e meio de visitas em menos de uma semana.

 

Um milhão e meio de pessoas já o viram na Internet e muitas outras se perguntam se não mudará para sempre a maneira de fazer campanha eleitoral nos Estados Unidos. O objeto de tantas atenções é um vídeo chamado ''Vote different'', publicano no site YouTube que retrata Hillary Clinton no papel do Grande Irmão, personagem criado por George Orwell para o romance de ficção ''1984'', e que apóia Barak Obama, outro candidato às primarias democratas para as eleições presidenciais de 2008. A pessoa que o publicou, sob o apelido de ParkRidge47 quis manter o anonimato, enquanto Obama negou qualquer relação com o clip.

 

A gravação é um remake de excelente qualidade de uma propaganda da Apple, de 1984, que por sua vez era baseada no 1984 de Orwell. Este vídeo mostra uma tela de proporções enormes, onde Hillary Clinton fala para uma audiência hipnotizada e uniformizada. As imagens são extraídas de discursos reais da candidata. Enquanto as imagens mostram Hillary e o público, surge a figura de uma moça, que corre até a mega tela perseguida por vários guardas. A garota tem um martelo nas mãos e o arremessa na tela, que explode.

 

''2008 não será outro 1984''

 

Então surge a mensagem: ''Em 14 de janeiro começarão as primárias do Partido Democrata. E verás porque 2008 não será outro 1984''. Em seguida a mensagem desaparece e surge um logotipo colorido com forma da letra ''O'', parecido com o da Apple, com o endereço do site de Barack Obama.

 

Democratização da campanha eleitoral

 

''As pessoas já criam vários tipos de conteúdo na Internet e isso é, de alguma maneira, uma democratização da campanha eleitoral, mas não é algo que tenha a ver conosco, de modo algum'', disse o candidato à emissora de televisão CNN. Referindo-se à alta qualidade do vídeo, Obama ironizou: ''Sinceramente, vendo como foi feito, não acho que a gente tenha a capacidade técnica de fazer algo parecido''.

 

O autor do vídeo quis permanecer no anonimato. Só declarou, ao editor do site Techpresident.com, que quer que ''o anúncio fale por sim  mesmo''. E, efetivamente, um dos aspectos do vídeo que causa mais agitação é que se percebe que é um ataque das bases do partido Democrata a Hillary Clinton.

 

Uma mudança histórica

 

Na opinião do especialista em meios de comunicação do jornal Washington Post, Howard Kurtz, entrevistado pela CNN, ''isso é uma mudança histórica, de um mundo em que alguns meios importantes controlavam a comunicação a um jogo no qual todos podem participar''.

 

Veja o vídeo em http://www.youtube.com/watch?v=6h3G-lMZxjo