Ortega nega rusga entre Chávez e Lula por biocombustíveis

O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, negou que haja uma briga entre Brasil e Venezuela por causa dos projetos de produção de biocombustível impulsionados pelos Estados Unidos como opção aos derivados de petróleo. No entanto, admitiu que há “algumas d

Ortega abordou o assunto na noite desta quinta-feira (22/3), em uma coletiva de imprensa improvisada em seu escritório. Em seguida, a Presidência nicaragüense confirmou as declarações em um comunicado enviado à ANSA.



O documento ressalta que “não há nenhuma guerra, nenhuma batalha, nenhuma divisão entre países irmãos como Brasil, Venezuela, Cuba e Nicarágua, entre outros”. “Há algumas contradições que são mínimas, e vamos dialogar mais e entrar em um acordo”, acrescenta.



O presidente norte-americano, George W. Bush, assinou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva um acordo para formar uma aliança na produção de biocombustíveis, embora a Casa Branca se negue a retirar as barreiras alfandegárias ao etanol brasileiro. O acordo foi assinado na visita de Bush ao Brasil, no início do mês.



Sobre o plano norte-americano de multiplicar a produção de biocombustíveis, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, adversário de Bush, afirma que ele demanda uma superfície de terras tão grande, que gerará falta de alimentos.