PCdoB reune mais de duas mil pessoas e comemora seus 85 anos, em SE
Em grande festa promovida ontem, 22/03, o PCdoB em Sergipe reune diversas lideranças políticas e comemora os 85 anos de sua fundação.
Publicado 23/03/2007 16:37 | Editado 04/03/2020 17:21
Foi uma noite de festa. Mais de duas mil pessoas de todos os cantos do Estado de Sergipe se reuniram ontem, no Iate Clube de Aracaju, para comemorar os 85 anos de vida do Partido Comunista do Brasil, na capital sergipana. A solenidade foi composta
por um ato político e em seguida, animado pelo melhor do forró, os presentes promoveram uma bela confraternização.
Inicialmente foi apresentado um vídeo de aproximadamente 10 minutos, produzido no estado, onde apresentou relatos da história do partido, seus atuais desafios e depoimentos de diversos filiados do PCdoB dissertando sobre as razões que os conduziram a ingressarem na militância comunista.
Mas o gigantismo da festa apareceu na composição da mesa. Estavam presentes o governador de Sergipe Marcelo Déda (PT), o deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB), o presidente nacional da UJS Marcelo Gavião, o prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira (PCdoB), a deputada estadual Tânia Soares (PCdoB), os vereadores comunistas do interior do estado, Júlio Neto (UNE), Natan Alves (UBES), Rossini Espínola (pres. UJS/SE), Karla Suely (UJS), Márcio Macedo (presidente estadual do PT), Paulo Viana (presidente estadual do PSB), Antônio Gois (pres. da CUT/SE), dep. esatadual Profº Wanderlê (PTB), Angelo Antonioli (Vice-reitor da UFS), Viana de Assis (ex-governador de Sergipe), além do presidente estadual do PCdoB Hallison Sousa.
Como primeiro orador, Gavião sobre a perspectvia história que a juventude tem tido e afirmou que o PCdoB ao longo de sua trajetória sempre apoiou as lutas juvenis, apresentando o socialismo como única possibilidade de verdadeiras transformações. Em seguida, a deputada estadual do PCdoB/SE, Tânia Soares, enalteceu o papel que o partido joga no atual momento de mudanças que Sergipe ora se encontra, afirmando também que se sente orgulhosa de ser a representante da agremiação comunista na Assembléia Legislativa depois de 60 anos.
Continuando os pronunciamentos, o governador Marcelo Déda relatou sobre a fidelidade e o companheirismo que o PCdoB tem demonstrado a ele ao longo de sua história política. Déda afirmou também que nunca um prefeito de Aracaju reuniu as condições propícias para realizar um bom governo, pois tem o apoio do governador do estado e do Presidente da República. Em seu discruso, Déda reforçou seu compromisso com a prefeitura de Aracaju, elogiando o prefeito da capital sergipana Edvaldo Nogueira que nestes últimos anos não foi somente um importante aliado político, mas um amigo para todas as horas.
Em seguida, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, falou emocionado a trajetória de edificação do PCdoB em Sergipe. No início eramos 3, depois aumentamos para 8 e ao longo do tempo fomos crescendo, até chegarmos ao atual estágio em nosso crescimento, tendo o prefeito da capital, uma deputada estadual, vereadores e diversas lideranças políticas em todo o estado.
Por fim, representando o Comitê Central, o deputado federal Aldo Rebelo iniciou seu depoimento registrando que há muito tempo conhece Aracaju e nunca a viu tão bela como na atualidade. Disse também que hoje o PCdoB joga um papel deciviso na vida política do país e com a reeleição do presidente Lula, precisará exercer um maior protagonismo no caminho das mudanças.
Após os pronunciamentos, a mesa foi desfeita e ao som da banda de forró sergipana Xote Baião e do forrozeiro Adelmário Coelho, a multidão ali presente continuou a festa, comemorando os 85 anos de vida do PCdoB.
Ainda estavam na festa, diversos secretários estaduais, municipais, líderes sindicais e estudantis, do movimento social, parlamentares estaduais e municipais, intelectuais, trabalhadores e diversos militantes comunistas.