Comunistas do RN promove Conferência Sobre a Questão da Mulher e comemora os 85 anos do PCdoB

Mais de 150 militantes e filiados do PCdoB/RN participaram no domingo (25) no auditório da Assembléia Legislativa da Conferência Estadual Sobre a Questão da Mulher e comemoraram os 85 anos do PCdoB com debate, teatro e bolo. A conferência estadual envolve

A abertura da conferência teve a participação da secretária municipal de educação, Justina Iva, representando o prefeito da capital, Carlos Eduardo; da Coordenadora do Departamento Estadual de Mulheres e Minorias, Amélia Freire, representando a Governadora Vilma de Farias e do presidente estadual do PT, Geraldo Pinto. Esteve presente também o deputado federal Rogério Marinho, representando o PSB.



A apresentação da tese do PCdoB sobre o movimento emancipacionista e as propostas do partido para fazer avançar a luta das mulheres no Brasil, foi conduzida pela dirigente estadual do partido, Lucinete Costa, que através de uma dinâmica de grupo, envolvendo todo o plenário presente.



Depois da apresentação, o dirigente do Comitê Central, Divanilton Pereira fez uma intervenção retratando a história dos 85 anos do PCdoB homenageando a ex-vice-prefeita de Natal, Eveline Guerra pela vida de dedicação as lutas e fileiras do partido comunista, que ao final a platéia entoou as palavras de ordem do partido e cantando o “parabéns pra você” para o PCdoB.


Ao meio dia foram servidos um bolo decorado com a logomarca dos 85 anos e um coquetel para os presentes. Logo após o retorno ao plenário iniciaram-se as intervenções dos delegados, onde várias companheiras se manifestaram sobre o documento-base da conferencia através de peformace, como poemas, rimas, testemunhos pessoais e contos.
Ao final foram eleitas (os) os delegadas à etapa nacional, sendo eles: Ana Almeida, Antenor Roberto, Canindé de França, Lucinete Costa, Maria dos Navegantes, Linaura  Freire, Eveline Guerra, Fátima Viana; e como Carla Tatiane e Sheyla Gurgel.


De Natal(RN), Jan Varela