Elite local do ES em crise: Ferraço quer CPI dos royalties do petróleo no Governo de Paulo Hartung

Tudo indica que o deputado estadual Theodorico Ferraço (PTB) ingressará com um pedido de abertura de CPI na Assembléia Legislativa do Espírito Santo (ALES) nesta segunda-feira para apurar as diferenças de repasses dos royalties de petróleo e gás feit

Tudo indica que o deputado estadual Theodorico Ferraço (PTB) está ingressando com um pedido de abertura de CPI na Assembléia Legislativa do Espírito Santo (ALES) para apurar as diferenças de repasses dos royalties de petróleo e gás feitos pela Petrobras para Estado e Municípios do ES no Governo de Paulo Hartung (PMDB).


 


As diferenças nos cálculos teriam sido constatadas nos valores repassados à prefeitura de Itapemirim, no sul do Estado. Segundo Ferraço, a administração do município solicitou à Petrobras informações e não obteve resposta. Ferraço disse ainda que diante da negativa da estatal, a Prefeitura de Itapemirim recorreu a Justiça para ter acesso aos livros financeiros da Petrobras. Após decisão favorável, em primeira instância e também pelo Tribunal de Justiça do Espírito Santo, a prefeitura aguarda agora a análise de um recurso da própria Petrobras que tramita no STJ.


 


“As empresas exploradoras de petróleo e gás não estão repassando o valor correto para os municípios. Se o barril vale US$ 50, somente US$ 10 está chegando aos municípios”, afirmou Ferraço.


 


Em entrevista a rádio local, Ferraço disse que o projeto que o Estado quer que os deputados estaduais votem foi copiado de outros Estados e tem recursos na Justiça. Com isso, ele está propondo algumas alterações no projeto do governo. Ele ainda disse que apresentará o projeto da CPI na tarde desta terça-feira e que 'o deputado que não assinar a favor da CPI está contra a população do ES ' afirmou o deputado.


 


A votação da CPI solicitando a fiscalização dos repasses dos recursos dos royalties estava na pauta, a partir das 14h desta segunda-feira, começa na Assembléia uma queda de braço  de Ferraço contra o governador para que seja instalada a CPI dos Royalties.


 


O deputado tem aproximadamente 20 assinaturas. É normal que essas assinaturas diminuam na medida em que a CPI esteja próxima ou mesmo na medida em que não haja interesse por parte do Governo do estado do ES na sua instalação. Se isso não ocorrer e a CPI sair do papel, e o número de assinaturas continuar o mesmo, é porque o Governo não se movimentou para reverter o quadro. A verdade é que o Governo tem total controle da Assembléia, e a CPI proposta por Ferraço só será instalada se o Governo não verificar nisso nenhum risco político ou administrativo. E nesse caso a instalação da CPI ganha um outro sentido: mostra que o governador pode estar dando corda para querer enforcar Ferraço(pai).