O Ceará perde Blanchard Girão

Faleceu às 12h30 deste domingo 25, o advogado, escritor, radialista e
jornalista José Blanchard Girão Ribeiro.

Nascido há 77 anos no município do Acaraú, Blanchard Girão veio ainda menino para Fortaleza, onde, aos 14 anos, iniciou sua carreira no jornalismo como revisor no
extinto jornal ''Gazeta de Notícias'', tendo percorrido as principais redações de jornais cearenses. Atuou também como publicitário e radialista, tendo dirigido a Rádio Dragão do Mar desde a sua fundação em 1958 até eleger-se deputado estadual quatro anos depois, tendo seu mandato cassado pela ditadura militar em 1964.


 


Como jornalista, exerceu as funções de revisor, repórter, redator,  chefiou diversas editoriase chegou ao cargo de editor-chefe do O Povo. Também foi editor-chefe do JD (Jornal do Dórian) enquanto este durou. Nos últimos anos era articulista dos Jornais O Povo e o Estado. Vários de seus artigos foram publicados pelo Vermelho e já se preparava para virar articulista do portal.


 


Na vida pública, além de ocupar uma cadeira na Assembléia Legislativa do Ceará, foi diretor-superintendente da Televisão Educativa (TVE), hoje TVC, Sub-secretário de Cultura e Desporto e por último Assessornde Comunicação do Tribunal do Trabalho – 7ª Região, até o final de 2006.


 


Embora sem filiação partidária nas últimas quatro décadas, foi durante muitos anos militante do Partido Comunista, tendo falecido, coincidentemente, no dia em que os comunistas comemoravam os 85 anos de fundação.


 


Blanchard deixa uma grande produção literária e uma legião incontável de amigos e admiradores.


 


De Fortaleza, Messias Pontes