Irmão mais velho diz que Fidel está 'inteiro' e 'muito bem'

Ramón Castro, irmão mais velho de Fidel Castro, afirmou nesta quarta-feira (28) que o presidente licenciado de Cuba está “muito bem”, “inteiro” e “forte”, passados oito meses de convalescença de uma cirurgia que o obrigou a deixar, temporariamente, o pode

“Muito bem, está inteiro”, declarou Ramón, quando questionado por jornalistas sobre a saúde do irmão, durante a inauguração da Feira Agropecuária que acontece a cerca de 25 quilômetros de Havana. “O negócio é que os Castro são fortes”, emendou.


 


Ao ser perguntado sobre se Fidel retomará a vida pública em algum momento, Ramón Castro respondeu, tranqüilo, que “tudo tem jeito”. Agricultor de 82 anos, Ramón se mantém longe da política e não deu pistas sobre quando Fidel voltará a aparecer em público.


 


Mas, sobre o tempo que seu irmão ainda ficaria confinado sob o tratamento médico, ele respondeu: “Ele está livre, está livre”. Nas últimas semanas, aumentaram os informes do governo e as declarações de amigos do comandante Fidel sobre sua crescente atividade e melhoria de saúde – o que leva a vislumbrar para breve um retorno às suas funções.


 


Depoimentos


 


Há uma semana, a ministra da Indústria de Base, Yadira García, comentou que existe a “expectativa” de que o líder cubano reassuma “logo” e de uma “maneira mais ativa” o trabalho. Dois dias antes, em 16 de março, o presidente da Bolívia, Evo Morales, disse que Fidel reassumirá a presidência em 28 ou 29 de abril, em eventual ato em Havana por ocasião do primeiro ano da adesão de La Paz à Alternativa Bolivariana para as Américas (Alba).


 


Neste mês, Fidel foi fotografado a céu aberto, conversando com o escritor colombiano Gabriel García Márquez, seu velho amigo. No final de fevereiro, o líder comunista conversou, por 32 minutos, com seu aliado Hugo Chávez durante o programa de rádio do presidente venezuelano.


 


Fidel, de 80 anos, foi submetido a uma delicada cirurgia em 27 de julho passado e quatro dias depois entregou o comando do país ao seu irmão mais novo, Raúl, ministro da Defesa de 75 anos.