Será ampliado o atendimento às mulheres em Manaus

As mulheres amazonenses alcançarão três grandes conquistas ainda neste ano: vão ganhar um centro de atendimento integrado, uma casa-abrigo para as vítimas de violência doméstica e a ampliação do número de creches públicas. Na Câmara Federal, tramita proje

Os projetos foram anunciados pelo prefeito de Manaus, Serafim Corrêa, e seus secretários, e pelo governador do Amazonas, Eduardo Braga, durante a passagem da ministra da Secretaria Especial de Política para as Mulheres (SPM), Nilcéa Freire, por Manaus. Nesta sexta-feira (30/03) ela assinou, com Braga, Serafim e prefeitos do interior amazonense adesão do Amazonas ao Plano Nacional de Políticas para Mulheres (PNPM).


 


''O plano é constituído de 199 ações. Nosso orçamento (da SPM) é pequeno, mas trabalhamos em interação com 11 ministérios, viabilizando a oferta de programas em várias áreas'', destaca Nilcéa, que aproveitou a visita a Manaus para anunciar uma nova ação da secretaria. Dentro de cerca de 15 dias, a SPM fará um chamamento público para o financiamento de projetos de enfrentamento da violência contra a mulher. ''Financiaremos centros, reaparelhamento e instalação de abrigos para mulheres e capacitação de profissionais da área'', detalhou.


 


A deputada Vanessa explica que a parceria e o comprometimento dos governantes com a ampliação das políticas públicas voltadas às mulheres é justamente a finalidade da adesão dos Estados e prefeituras ao PNPM. O projeto de lei de combate ao câncer de colo de útero que a parlamentar apresentou em fevereiro passado na Câmara dos Deputados caminha nesse sentido. Ele quer garantir a imunização gratuita contra o câncer do colo de útero, o que mais atinge as mulheres do Amazonas. Hoje só tem acesso à vacina quem pode pagar cerca de R$ 400 por dose – tratamento é composto por três doses.
 


Centro da mulher



Durante a visita da ministra Nilcéa à maternidade municipal Moura Tapajós, considerada referência por desenvolver trabalho de planejamento familiar e de atenção à mulher vítima de violência sexual, o secretário Jesus Pinheiro anunciou a implantação de um centro de atendimento integrado à mulher, com capacidade para atender até 135 mil mulheres por ano e que estará pronto ainda no segundo semestre deste ano. Ele funcionará na Compensa (Zona Oeste de Manaus), no local da antiga maternidade Brigitta Daou. Entre outros serviços, terá laboratório de citopatologia para 10 mil exames por mês, dobrando a capacidade do município nesse item.


 


O governador Eduardo Braga, durante a solenidade de adesão do Estado e das prefeituras do interior ao Plano Nacional de Políticas para Mulheres, destacou a importância do PNPM e disse que o seu governo vem adotando várias medidas voltadas às mulheres. ''Implantamos o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, estamos investindo na capacitação e em um programa de creches, para dar melhores condições às mulheres na sociedade competitiva em que vivemos'', destaca.


 



De Manaus,
Hudson Braga.