Sem categoria

Novos militantes entram no PCdoB de São Caetano do Sul

O PCdoB de São Caetano do Sul se reforça para a disputa política local com o anúncio da entrada de 20 novos militantes provenientes do PPS e do PT.

As conversas para a entrada no partido começaram no início de março entre os novos camaradas e as direções estadual e municipal. A principal questão apresentada é o novo projeto do partido em buscar se fortalecer para disputar a eleição municipal com chapa própria de vereadores e a viabilização de um nome de peso para a sucessão na Prefeitura.


 


 


Entre os principais novos militantes estão Fábio Mesquita, advogado, ex-membro da Juventude do PPS – JPS, ex-presidente do DCE do IMES e ex-dirigente da UEE/SP e da UNE, e Jander de Lira, professor e ex-membro da executiva municipal do PPS.


 


 


Para Jander de Lira, a entrada dos novos militantes representa um processo de amadurecimento político de ambas as partes em busca de um projeto popular e democrático para a cidade. “Nossa entrada no PCdoB faz parte de uma análise coletiva que fizemos e acreditamos estar neste partido os elementos políticos mais importantes para construir uma alternativa de esquerda na cidade. Vamos buscar dialogar com amplos setores da cidade para construir uma unidade necessária para o lançamento de um candidato a prefeito competitivo. Ao mesmo tempo, vamos construir um nome para apresentar aos outros partidos”, argumenta Jander.


 


 


A movimentação de ingresso ao partido meche no quadro político da cidade em que as forças de esquerda ainda buscam alternativas para enfrentar o atual prefeito José Aurícchio (PTB). O PT, principal partido de oposição, está dividido e enfrenta uma crise interna desde que seu principal dirigente, Hamilton Lacerda, esteve envolvido no escândalo do Dossiê Tucano, na véspera da última eleição. Lacerda está afastado do PT, mas ainda exerce forte influência política sobre os petistas. O PPS, outro partido importante na cidade, também está dividido entre o apoio ao atual prefeito e a tentativa de unificar antigos quadros da administração anterior.


 


 


Além da filiação dos 20 novos camaradas, a expectativa do PCdoB é abrir diálogo com lideranças políticas que ainda não optaram por filiações partidárias ou estão insatisfeitos com o espaço e a linha política adotada por outras agremiações.


 


 


O ato de filiação dos novos militantes do PCdoB ocorrerá no próximo dia 11 de abril, na Câmara Municipal, com a presença das direções municipal e estadual do partido. O atual presidente do diretório municipal do partido de São Caetano do Sul, Ricardo Pereira Barros o Jarrinha, está otimista com as novas adesões: “O PCdoB dá passos importantes para se consolidar em São Caetano, estamos construindo um partido forte, com presença de operários, trabalhadores em geral, juventude e membros de entidades e movimentos populares. O PCdoB vai surpreender na próxima eleição municipal”, afirma Ricardo Jarrinha.


 


 


O PCdoB de São Caetano do Sul apresenta novo perfil político na cidade iniciado também no começo de março, com a entrada dos militantes comunistas na composição da chapa da nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos, depois de anos atuando na oposição. A principal conquista do partido e de sua força no movimento sindical, a Corrente Sindical Classista – CSC (ligada à CUT) é fazer parte do sindicato com importantes funções de direção. O ato de lançamento da chapa dos metalúrgicos ocorrerá dia 14 de abril, na sede do Sindicato, com a presença dos deputados federais Paulinho da Força (PDT/SP) e Aldo Rebelo (PCdoB/SP).


 


De São Paulo,
Rodrigo de Carvalho