Diplomata Marcelo Baumbach é novo porta-voz da Presidência

O diplomata Marcelo Baumbach, 40 anos, é o novo porta-voz da Presidência da República. Ele substitui André Singer, que solicitou saída do governo. O novo porta-voz foi anunciado na manhã de hoje (4) pelo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social,

O ministro da Comunicação Social, Franklin Martins, apresentou nesta quarta-feira (4) o novo porta-voz da Presidência da República: o diplomata Marcelo Baumbach.


 


A nomeação faz parte das mudanças promovidas na Secretaria de Imprensa, que desde o começo de 2005 havia aglutinado, sob o comando de André Singer, as funções de assessoria e de porta-voz.


 


O diplomata é o segundo porta-voz do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O primeiro foi o jornalista André Singer, que desempenhou só esta função de 1 de janeiro de 2003 até 10 de março de 2005, quando foi convocado a assumir a Secretaria de Imprensa e decidiu fundir as duas atribuições.


 


Singer pediu para sair do governo por razões pessoais. Avaliou que já havia dado sua contribuição na equipe governamental e pretende continuar exercendo a carreira acadêmica que desempenhava antes de assumir a função de porta-voz.


 


Em uma breve declaração, o novo porta-voz disse que a tarefa será árdua, mas trabalhará com todo profissionalismo. “Eu tenho a plena confiança que com colaboração de todos vocês [jornalistas] nós vamos poder desenvolver um bom trabalho e obter aquele que é o nosso objetivo, que é levar ao povo brasileiro uma informação fidedigna, informação de qualidade sobre aquilo que o governo está fazendo”, afirmou Baumbach.


 


Perfil


 


Nascido em Porto Alegre, Baumbach é formado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em 1990, ingressou no Instituto Rio Branco, do
Ministério das Relações Exteriores, e começou a carreira de diplomata na Divisão das Nações Unidas do Itamaraty, em 1992. Três anos depois assumiu
posto na Delegação Permanente do Brasil nas Nações Unidas, em Genebra.


 


Participou ainda da Delegação Permanente do Brasil na Associação Latino-Americana de Integração, em Montevidéu, no Uruguai. Desde 2004, integra a Missão Permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Fez parte da equipe brasileira no Conselho de Segurança da organização de 2004 a 2005.


 


A indicação de Baumbach foi do ministro Celso Amorim. A presidência da República já teve outros diplomatas como porta-vozes. No segundo mandato do governo Fernando Henrique Cardoso (1999-2002), por exemplo, o posto foi ocupado pelo embaixador Sérgio Amaral.


 


Da redação,
com agências