Aloísio Teixeira é reeleito com 89% dos votos para a reitoria da UFRJ

Terminou na noite do dia 5 a apuração das 135 urnas para a eleição da Reitoria da UFRJ. A Comissão Coordenadora liberou os resultados do pleito: foram computados 9.413 votos (89%) para a Chapa 10, composta pelos professores Aloísio Teixeira e Sylvia Va

Dos 3.219 professores que compõem o colégio eleitoral da UFRJ, 2020 compareceram às seções eleitorais de seus Centros, sendo que 1.794 votaram na Chapa 10; 96 votaram em branco; e 130 anularam seus votos. Dentre os 8.566 funcionários técnicos-administrativos, 3.839 exerceram o direito ao voto: 3401 manifestaram preferência por Aloísio e Sylvia, 238 não preencheram suas cédulas e 284 votaram nulo. 



A categoria dos discentes foi a menos participativa no pleito de 2007, já que, dos 49.427 alunos da UFRJ, apenas 4.724 foram às urnas, o que representa menos de 10% do segmento estudantil. Dos alunos que votaram, 4.218 indicaram a chapa única; 222 votaram em branco; e 284 anularam o voto. Aloísio Teixeira, docente do Instituto de Economia (IE), acredita que a existência de uma chapa única desestimulou os estudantes a votarem, mas entende também que o baixo quorum dos alunos é, em parte, reflexo da falta de reconhecimento dos esforços feitos no sentido da assistência estudantil.



As estatísticas de comparecimento às urnas surpreenderam os componentes da Chapa 10. Aloísio Teixeira, que tinha como meta de campanha mobilizar 10 mil eleitores, sinaliza que o total alcançado é expressivo para uma consulta eleitoral de chapa única:



''Esse resultado é uma vitória da universidade na luta pela autonomia e demonstra que técnicos-administrativos e docentes possuem uma consciência muito grande da importância do processo eleitoral. Poderíamos até ter uma expectativa menor de votantes se comparássemos essa consulta com as pesquisas passadas, como a de 2002 e 2003, por exemplo'', opinou o reitor reeleito.



Pesquisas anteriores



O número de votantes da Pesquisa Eleitoral 2007 foi inferior ao quorum obtido nas três últimas consultas (1998, 2002 e 2003) da UFRJ. A pesquisa de 1998, primeira eleição da qual Aloísio Teixeira participou como candidato, levou 13.668 membros da comunidade universitária às urnas, mas diferentemente do pleito deste ano, eram cinco as chapas que concorriam à reitoria da universidade.



Em 2002, três chapas disputaram os cargos máximos da administração central e mobilizaram 13.453 eleitores. Já a consulta de 2003, realizada para indicar o substituto de Carlos Lessa, vencedor do pleito de 2002, que declinou do cargo para assumir a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), registrou 16.469 votos.



Aloísio Teixeira, que, apesar de ter vencido a pesquisa de 1998, não foi nomeado pelo então ministro da Educação, Paulo Renato, ganhou novamente a consulta de 2003, marcada pela intensa participação da comunidade acadêmica. No pleito de 2007, desconsiderando votos nulos, o professor do IE obteve 94% do total de votos.



Fonte: UFRJ