Manaus pode ganhar unidade hospitalar Sarah Kubitschek
A deputada federal Vanessa Grazziotin entrou com requerimento no Ministério da Saúde para a implantação de uma unidade da Rede de Hospitais Sarah Kubitschek em Manaus. A rede é referência em gestão hospitalar e tratamento de pacientes com problemas neurom
Publicado 09/04/2007 19:07 | Editado 04/03/2020 16:13
O pedido da deputada para que a rede pública amazonense de saúde ganhe este reforço foi feito diretamente ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão. De acordo com ela, a solicitação teve como ponto de partida a verificação da grande demanda existente hoje no Estado, em virtude da incidência de derrames cerebrais, com vítimas sequeladas sem tratamento.
Segundo Vanessa, não é possível prever em quanto tempo a solicitação pode se realizar. O atendimento poderá atender as necessidades do Estado e da Região em tratamentos de alta complexidade, tais como paralisia cerebral, traumatismo craniano, lesão medular, acidente vascular cerebral, doenças neuromusculares. O Sarah Kubitschek é um hospital público e não-estatal administrado por uma fundação privada que gerencia os recursos públicos destinados pelo Ministério da Saúde .
A mobilização da bancada do Ceará conquistou a instalação da última unidade da rede de hospitais em Fortaleza (CE). Vanessa diz que vai se articular junto aos demais membros da bancada amazonense no Congresso com objetivo de criar uma frente pluripartidária para lutar pela implantação do hospital para Manaus.
Atualmente seis capitais brasileiras contam com unidades do Sarah Kubitschek, entre elas: Salvador (BA), São Luís (MA), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ) e a capital federal Brasília (DF).
O Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam) rendeu apoio a decisão, visto que considera um avanço a vinda do Sarah Kubitschek, porque preenche uma lacuna existente no atendimento de pacientes com deficiência motora no Estado.
Jornal A Crítica