Bolívia quebra sigilo de telefônica antes de nacionalizá-la

O governo da Bolívia vai quebrar a confidencialidade das negociações com a Telecom Itália para nacionalizar a Entel (Empresa Nacional de Telecomunicações). “A partir de quarta-feira, a opinião pública será informada dos detalhes”, diz um comunicado public

A expectativa oficial menos otimista aponta que o governo – atualmente dono de pouco mais de 45% das ações – alcance pelo menos 51%, diz o vice-presidente Álvaro García Linera. A Entel foi privatizada em 1996 por US$ 610 milhões.



“Em um ano, o Estado vai ser dono, vai controlar, vai administrar 30% da riqueza de todo o país”, disse o presidente interino. Evo Morales está na Venezuela, onde participará da Cúpula Energética Sul-Americana, que começa nesta segunda-feira.



No domingo, Evo inaugurou com o venezuelano Hugo Chávez a Empresa de Produção Socialista de Leite Rafael Urdaneta, construída com US$ 2,32 milhões iranianos na fronteira dos dois países.



“Pátria, socialismo ou morte. Venceremos!”, repetiu Chávez ao explicar que essa e outras fábricas foram construídas com tecnologia iraniana e estão sob responsabilidade de organizações de trabalhadores, visando acabar com o monopólio das grandes empresas.