Rio de Janeiro terá mais 400 homens da Força Nacional
O ministro da Justiça, Tarso Genro, demonstrou nesta segunda-feira a disposição de antecipar efetivos da Força Nacional de Segurança, composta por policiais militares dos Estados, que estavam previstos para os Jogos Pan-Americanos em julho. Tarso Genro
Publicado 16/04/2007 19:47
Segundo Tarso, seis mil policiais irão reforçar o patrulhamento na cidade dentro de 45 dias, já dentro do cronograma dos Jogos Pan-Americanos. O ministro disse ainda que a Polícia Rodoviária Federal irá enviar cerca de 300 agentes para reforçar a segurança.
A reunião entre a cúpula da Segurança do Rio de Janeiro com as autoridades federais do setor terminou sem soluções concretas sobre a ida das Forças Armadas para o Estado. Logo após o término da reunião, o governador Sérgio Cabral informou que foram apresentadas as demandas do Rio ao ministro da Defesa, Waldir Pires, e que até o fim da semana o Estado enviará um documento oficial para o gabinete do ministro. A expectativa é de que o governo federal dê uma resposta sobre a presença das Forças Armadas na segurança da cidade, em até 15 dias, informou O Dia.
Tarso Genro afirmou, após reunião no Palácio Laranjeiras, que a colaboração das Forças Armadas na segurança pública do Rio de Janeiro é possível, sem transgressão das normas constitucionais. “É perfeitamente possível desde que determinada pelo presidente (Luiz Inácio Lula da Silva), datada, pontual e acordada”, disse.
O pedido de ajuda para as Forças Armadas atuarem no Estado foi oficializado pelo governador do Rio, na semana passada, quando Lula visitou o Rio. Esta é a terceira vez que o governador pede ajuda das Forças Armadas.
O primeiro pedido foi feito logo após tomar posse. Cabral solicitou ao presidente apoio logístico das Forças Armadas nas imediações dos quartéis. A segunda foi na semana seguinte, quando Cabral e outros três governadores da região Sudeste enviaram carta ao presidente Lula pedindo reforço da ação das Forças Armadas nas fronteiros do País. Agora, Cabral solicita a presença das Forças Armadas por um período de um ano.
Nesta tarde, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, se reuniu com os ministros da Defesa, Waldir Pires, e da Justiça, Tarso Genro, além dos comandantes da Aeronáutica, Juniti Saito, da Marinha, Júlio Soares de Moura, e do Exército, Enzo Martins Peri. O encontro ocorreu no Palácio Laranjeiras, na zona sul do Rio.
Cabral solicitou a presença dos militares no patrulhamento das ruas, principalmente, por causa da falta de cinco mil homens nos quadros da PM. No dia 12 de abril, o presidente Lula e os comandantes das Forças Armadas já haviam se reunido em Brasília para começar a analisar o envio das tropas.
Fonte: Redação Terra, Com agências