Metroviários de SP param atividades dia 23 contra Emenda 3

Em assembléia realizada nesta quarta-feira (18) o Sindicato dos Metroviários de São Paulo decidiu pela paralisação das atividades por duas horas no dia 23 de abril, terça-feira próxima, a favor do veto presidencial a Emenda 3. O Metrô funcionará normalmen

A Emenda 3 foi aprovada de contrabando no Congresso Nacional no Projeto de Lei que criou a Super-Receita. O presidente Lula vetou a emenda que agora retornará ao Congresso para ratificar o veto do presidente ou derrubá-lo.


 


A Emenda 3 abre caminho para que empresas contratem seus funcionários como pessoas jurídicas (PJs) no lugar de registrados. Assim, trabalhadores que desempenham funções de registrados deixariam de receber 13º salários, férias, FGTS, salário desemprego, entre outros direitos trabalhistas.    


 


A mobilização faz parte do Dia Nacional de Paralisações contra a Emenda 3 mobilizado por sete centrais sindicais em todo o país. A CUT e a Força Sindical, entre outras cinco centrais, pretendem ampliar a mobilização realizada no último dia 10 e pressionar os parlamentares do Congresso nacional a ratificarem o veto do presidente Lula.