Comitiva do PCdoB percorre Goiás e filia 80 novos militantes
Nos dias 14 e 15 de abril, uma pequena comitiva do PCdoB, percorreu vários municípios do Entorno do Distrito Federal e realizou uma série de reuniões nos municípios de Planaltina de Goiás, Águas Lindas, Formosa e Valparaíso. O resultado foi a filiação
Publicado 19/04/2007 13:36
As reuniões fazem parte da movimentação que antecede as conferências estaduais e tiveram como objetivo avançar na articulação política local do partido e procurar fortalecer e ampliar a inserção dos comunistas no estado. “Essa foi uma estratégia discutida em conjunto com o partido no Distrito Federal. Foi uma ação inédita do ponto de vista da intensidade e do interesse que despertou”, diz Edsaura Pereira, secretária de Organização do Comitê Estadual.
De acordo com a dirigente, a grande adesão ao PCdoB na região do Entorno é “reflexo da política nacional do partido, que tem despertado o interesse da várias lideranças que querem, inclusive, se candidatar pela legenda”. Ela diz ainda que outro ponto que vem atraindo novas filiações é a “afinidade ideológica”. “Percebemos que há também esse viés quando tais lideranças escolhem o PCdoB, um partido que manteve sua ideologia e não se corrompeu”.
Os municípios do Entorno estão entre os prioritários no Plano de Estruturação Partidária (6º PEP) do partido em Goiás, por serem muito populosos, amargarem inúmeros problemas sócio-econômicos e se localizarem em uma região politicamente muito importante para o PCdoB, seja no plano do Estado de Goiás ou do Distrito Federal.
Entre os dirigentes que visitaram os municípios goianos estão o presidente do comitê de Goiás , Aldo Arantes, a secretária de organização Edsaura Pereira, o membro do comitê estadual de Goiás, Edvaldo Mendes e Kenio Oliveira, do comitê municipal de Goiânia.
Reforço para 2008
Em Formosa, a reunião foi com algumas lideranças do movimento de massas e de trabalhadores rurais que estão ingressando no PCdoB. Nos demais municípios, foram reuniões amplas com a presença de vários pré-candidatos a vereador e a prefeito. As reuniões também foram prestigiadas por presidentes de outros partidos.
Em Valparaíso, estavam presentes os presidentes do PTB, do PCB e do PV. Em Águas Lindas, participaram os presidentes locais do PDT, do PT, do PRONA e do PV.
Já em Planaltina de Goiás, as reuniões contaram com a presença de membros do PT, que manifestaram interesse em se filiar ao PCdoB e reforçar a batalha eleitoral de 2008. Neste município, o partido tem mantido conversações com lideranças locais, que poderão se candidatar em 2008, inclusive para a prefeitura da cidade.
Nos municípios de Planaltina, Valparaíso e Águas Lindas foram renovados os Comitês Municipais Provisórios, com a incorporação de novas lideranças recém-filiadas. Em Valparaíso, o ex-vice presidente que assumiu a direção política, Damião Silva de Oliveira, é liderança do movimento pela moradia naquele município.
Comitê em Flores de Goiás
No Nordeste goiano, região mais pobre e desassistida do estado, foi implantado um comitê municipal do PCdoB em Flores de Goiás. A iniciativa surgiu de trabalhadores rurais integrantes de um assentamento local, que pediram a presença da direção partidária. No início deste mês, Edsaura Pereira e Honório Rocha, secretário de Finanças do comitê estadual e presidente do municipal de Goiânia, cumpriram a missão de apresentar e debater com famílias camponesas a política dos comunistas, o que resultou na criação do comitê na cidade.
Conforme avaliação de Edsaura, em todas estas reuniões ficou demonstrado, pelas lideranças locais, “um grande apreço pelo PCdoB, até mesmo por parte dos representantes de outros partidos. Há um grande interesse na realização de alianças proporcionais e majoritárias com a legenda comunista”.