Lula: João Amazonas é um exemplo que sempre me vem à lembrança
“O PCdoB tem demonstrado a mais extraordinária lealdade em relação ao governo, em relação ao PT e, sobretudo, comigo”. Estas são as palavras do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dirigidas ao partido por conta dos seus 85 anos. O presidente lembrou, co
Publicado 19/04/2007 17:50
Apesar de os comunistas manterem duras críticas a diversas posições defendidas pelo governo Lula – como a condução da política econômica, a reforma da Previdência e a reforma trabalhista –, o partido permanece na base aliada, apoiando o governo.
O presidente chamou atenção também para o deputado federal Aldo Rebelo. “É um motivo de grande orgulho para mim ter tido, em meu primeiro mandato, o companheiro Aldo Rebelo como líder do governo, depois como articulador político e então como primeiro presidente comunista da Câmara dos Deputados. Escrevemos outra página da História naquele momento”. O presidente também citou o ex-ministro Agnelo Queiroz e o atual ministro dos Esportes, Orlando Silva, que chamou de “quadros excepcionais”. Para Lula, “o PCdoB é hoje um partido maduro, articulado e profissional, que pode contribuir cada vez mais para o desenvolvimento econômico e social do Brasil”.
Lula foi além da relação governo-partido e declarou ser “grato aos companheiros do PCdoB pelo que fazem cotidianamente pelo país, na Câmara dos Deputados, no movimento sindical ou no movimento estudantil. Isso tudo é apenas uma parte dos elogios que o partido merece”.
“Companheiro, não desanime”
O presidente também recordou do líder comunista João Amazonas, morto em 27 de maio de 2002. “Aprendi a conviver com o João Amazonas desde a campanha de 1989 e me lembro especialmente de um momento difícil, quando estávamos lá embaixo nas pesquisas, e seu apoio foi fundamental”, disse. “Estávamos conversando no Largo da Batata, em Pinheiros, na capital paulista. Eu, angustiado com os rumos da eleição e o João me dizendo: ‘Companheiro, não desanime. Neste momento, nós temos que escolher o nosso público. E o teu público, Lula, é a classe operária brasileira. Fale para eles’”, lembrou o presidente. “Não vencemos naquele ano, mas tenho para mim que escrevemos em 89 uma bela página da história das campanhas eleitorais do país”.
Segundo o presidente, “João Amazonas é um exemplo que sempre me vem à lembrança. Quando a coisa estava para pegar fogo, ele aparecia com aquela voz tranqüila e colocava todo o mundo nos eixos. João foi a primeira pessoa que me convenceu de que em política nem sempre a gente realiza aquilo que deseja, mas aquilo que é possível realizar”. Lula disse também que Amazonas o ensinou “que é preciso lutar ao lado das classes trabalhadoras, mas compondo alianças políticas junto a setores empresariais nacionalistas. Foi isso que nos possibilitou vencer as eleições de 2002 e de 2006”.
De São Paulo,
Priscila Lobregatte, com Rita Polli, de Brasília