Band acusa: empresa fantasma comprou parte da Editora Abril

Anunciada há cerca de um ano, a compra de 30% do capital da editora Abril pelo grupo sul-africano de comunicação Naspers está sendo investigada pela Receita Federal por “obscuridade nos termos de contrato”. O negócio foi avaliado em US$ 422 milhões. Segun

A equipe de TV teve acesso aos documentos que fornecem informações e paradeiros infundados, em que não se encontram sede ou funcionários – apenas o registro de outra empresa, denominada Curandéia Participações. A reportagem considera o Naspers como apoiador à política do apartheid, responsável por implantar forte segregação racial a partir do domínio de brancos sobre negros na África do Sul.


 


De acordo com documentos registrados na Receita Feral, a Curundéia tem três donos. Dois deles com sede internacional – a MIH (UBC) Holdings BV e a Myriad Internacional Holdings BV. A terceira é a Brian Vincent Forssman. Segundo informação da Band, o suposto capital social da empresa fantasma é avaliado em R$ 878 mil.


 


Entretanto, a cifra desembolsada para comprar parte da Abril foi de mais de 178 milhões de dólares – o equivalente a cerca de 360 milhões de reais. Ainda segundo a reportagem, o Naspers seria um dos donos da empresa fictícia MIH, que, por sua vez, indica como representante oficial no país a suposta inexistente Curundéia.


 


O que diz a Globo


 


Em nota enviada na tarde desta quinta-feira (19) ao site Adnews, o grupo Abril considera as denúncias “improcedentes” e “infundadas”. Afirma também que recorrerá à Justiça contra o grupo Bandeirantes.


 


Leia o comunicado na íntegra:


 



O Grupo Abril esclarece que são totalmente improcedentes e infundadas as acusações e imputações a seu respeito divulgadas pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação. A Abril buscará na Justiça a satisfação desse agravo contra a sua honra e o ressarcimento dos prejuízos decorrentes dessas ofensas.


 


A empresa reitera que tem orgulho de sua independência editorial e credibilidade, e assume plena responsabilidade por tudo o que publica ou divulga. Seu compromisso foi, é e sempre será com o interesse público e a saúde das instituições do Brasil”.


 


Da Redação, com informações do Adnews