Consumo no Nordeste cresce 143% em cinco anos

As famílias da região Nordeste devem gastar em 2007 US$ 117,6 bilhões, quase US$ 70 bilhões a mais em relação ao dinheiro que girou há cinco anos na região. Desde 2002, o consumo dos nordestinos cresceu 143,5%. O resultado está acima da média do país p

A consultoria, especializada em pesquisa de mercado, estimou o potencial de consumo de cada região do país em 2007 e 2002. A projeção foi feita a partir das contas nacionais e da estrutura de gastos dos brasileiros medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).



Hoje, as compras das famílias do nordeste já se equivalem às do Sul, a segunda região mais rica, atrás do Sudeste. As mudanças na economia da região devem-se basicamente aos benefícios sociais, ao aumento do salário mínimo e à chegada de muitas empresas para aproveitar esse bom momento.



Os dados levantados foram cruzados com informações paralelas, de outras fontes de pesquisa. O nordeste respondia por 15,6% do consumo em 2002 e a região norte por 4,2%. Até dezembro deste ano, a participação do nordeste será de 16,9% e a do norte, 5,5%.